Goiana: cidade das oportunidades? A produção do espaço urbano resultante da implantação do polo industrial de desenvolvimento norte
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v14n3a3711Keywords:
Goiana. Mercado imobiliário. Produção do espaço.Abstract
Este artigo pretende discutir a recente reestruturação territorial pela qual vem passando o município de Goiana, localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Lembrado por seu patrimônio histórico religioso e por sua base econômica e territorial marcada pela monocultura da cana-de-açúcar, o município vem recebendo, nos últimos anos, grandes empreendimentos industriais que têm como base três polos: automotivo, vidreiro e fármaco-químico. É nesse cenário que Goiana vem vivenciando importantes transformações em sua dinâmica, dentre elas, a chegada de novos empreendimentos habitacionais, agregados à atuação articulada dos agentes promotores imobiliários, com os proprietários fundiários e ao estado, proporcionando assim, uma reconfiguração na expansão urbana. A partir dessa contextualização, o artigo, primeiramente, retrata a produção do espaço urbano, enfocando a atuação dos agentes promotores imobiliários e suas estratégias e práticas espaciais a partir da inovação do produto residencial. Em seguida, traz um enfoque na discussão empírica a partir da compreensão da dinâmica intra-urbana do município e da dinâmica territorial atual, sendo essa, um dos elementos fundamentais para atração dos agentes imobiliários a partir da introdução da inovação do produto residencial, reconfigurando, assim, a expansão urbana do município.
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