Hub urbano de mobilidade: o caminho da estação central de Utrecht
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v19e2022a4941Palavras-chave:
Hub Urbano de Mobilidade, Nó de Transporte e Lugar, Estação Central de Utrecht.Resumo
Área de uma Estação pode ser base de tensões espaciais entre Nó de Transporte e Lugar, mas também pode ser considerada como um ponto estratégico para estruturação urbana e transformação espacial desse território: um Hub Urbano de Mobilidade. Ele é entendido como um Lugar que interconecta simultaneamente diversas escalas urbanas e modos de transporte sem ambivalências espaciais; concentra e irradia múltiplas atividades e funções urbanas e articula as partes interessadas no processo de planejamento. Assim, este artigo investiga as relações físico-espaciais entre um Nó de Transporte e Lugar, evidencia aspectos de Desenho Urbano a partir do estudo de caso da Estação Central de Utrecht, por meio de categorias elaboradas no âmbito do Transporte e do Urbano. Os resultados indicam, por um lado, os dilemas e desafios espaciais entre Nó e Lugar, por outro, relacionam
um conjunto de diretrizes projetuais voltadas para potencializar as Áreas das Estações como um Hub Urbano de Mobilidade.
Downloads
Referências
AUGÉ, M. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.
BAIARDI, Y. C. L. O papel da microacessibilidade na mobilidade urbana: o caso da estação de trem Santo Amaro na cidade de São Paulo. 2012. 161 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
BAIARDI, Y. C. L. Nó de transporte e lugar: dilemas, desafios e potencialidades para o desenvolvimento de um Hub Urbano de Mobilidade – SP. 2018. 576 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
BAIARDI, Y. C. L.; ALVIM, A. B. B. Mobilidade urbana e o papel da microacessibilidade às estações de trem: o caso da Estação Santo Amaro, SP. Arquitextos, ano 14, n. 167.07, 2014. Vitruvius. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/14.167/5185. Acesso em: 16 maio 2020.
BANISTER, D. The sustainable mobility paradigm. Transport Police, v. 15, p. 73-80, 2008. Disponível em: http://www.civil.ist.utl.pt/~martinez/PDF/MobiCredit/Paper10.pdf. Acesso em 16 maio 2020.
BANISTER, D.; HALL, P. The second railway age. Built Environment, v. 19, n. 2-3, p. 156-284, 1993.
BERTOLINI, L.; CAREY C.; JOHN, R. Station Area projects in Europe and Beyond: towards transit oriented development? Built Environment, v. 38, n. 1, p. 31-50, 2012.
BERTOLINI, L.; SPIT, T. Cities on rails: the redevelopment of railway stations areas. London: E & FN Spon, 1998.
CALTHORPE, P. The next American metropolis: ecology, community and the American dream. Canadá: Princenton Architectural Press, 1993.
CARMONA, M. Explorations in urban design: an urban design research primer. Farnham: Ashgate, 2014.
CONCEIÇÃO, A. L. M. From city’s station to station city an integrative spatial approach to the (re) development of station areas – Delft. 2015. 247 f. Thesis (Master degree in architecture) — Technische Universiteit Delft, 2015.
ECTOR HOOGSTAD ARCHITECTEN. Stedenbouwkundig Plan Beeldkwaliteitsplan. Utrecht: Ector Hoogstad Architecten, 2012. Disponível em: http://cu2030.nl/pivotx/templates/cu2030/images/downloads/stedenbouwkundigplan_stationsplein_oost_december_2012.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
GEMEENTE UTRECHT. Plankaart: stationgebied. Utrecht: Gemeente Utrecht, [2006a]. Disponível em: https://www.cu2030.nl/images/2015-07/plankaart-stationsgebied-2015-def.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
GEMEENTE UTRECHT. Structuurplan stationsgebied. Utrecht: Gemeente Utrecht, 2006b. Disponível em: https://cu2030.nl/images/Structuurplan_stationsgebied_December_2006_nav_raad.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
GEMEENTE UTRECHT. This is Utrecht. Utrecht: Gemeente Utrecht, [2016]. Disponível em: https://www.utrecht.nl/. Acesso em: 25 abr. 2020.
GEMEENTE UTRECHT. Projecten. Utrecht: Gemeente Utrecht, 2020. Disponível em: https://cu2030.nl/. Acesso em: 25 abr. 2020.
KATZ, P. The new urbanism: toward an architecture of community. New York: McGrawHill, 2014.
PETERS, D.; NOVY, J. C. Train station area development mega-projects in Europe: towards a typology. Built Environment, v. 38, n. 1, p.13-30, 2012. Doi: http://doi.org/10.2148/benv.38.1.12
RICHER, C. L'emergence de la notion de pôle d'echanges, entre interconnexion des réseaux et structuration des Territoires. Lille, 2008. Disponível em: https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00460325. Acesso em: 25 ago. 2015.
SMETS, M. Transfers, nodes, hubs and places: different forms of Intermodal Exchange. In: HUBURBS. METROLINX MOBILITY HUB SYMPOSIUM, 2011. Toronto: University of Toronto John Daniels School of Architecture, 2011. Disponível em: https://www.daniels.utoronto.ca/sites/daniels.utoronto.ca/files/old/marcel_smets.pdf. Acesso em: 8 out. 2015.