Hub urbano de mobilidade: o caminho da estação central de Utrecht

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v19e2022a4941

Palavras-chave:

Hub Urbano de Mobilidade, Nó de Transporte e Lugar, Estação Central de Utrecht.

Resumo

Área de uma Estação pode ser base de tensões espaciais entre Nó de Transporte e Lugar, mas também pode ser considerada como um ponto estratégico para estruturação urbana e transformação espacial desse território: um Hub Urbano de Mobilidade. Ele é entendido como um Lugar que interconecta simultaneamente diversas escalas urbanas e modos de transporte sem ambivalências espaciais; concentra e irradia múltiplas atividades e funções urbanas e articula as partes interessadas no processo de planejamento. Assim, este artigo investiga as relações físico-espaciais entre um Nó de Transporte e Lugar, evidencia aspectos de Desenho Urbano a partir do estudo de caso da Estação Central de Utrecht, por meio de categorias elaboradas no âmbito do Transporte e do Urbano. Os resultados indicam, por um lado, os dilemas e desafios espaciais entre Nó e Lugar, por outro, relacionam
um conjunto de diretrizes projetuais voltadas para potencializar as Áreas das Estações como um Hub Urbano de Mobilidade.

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Biografia do Autor

Yara Cristina Labronici Baiardi, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco |Departamento de Arquitetura e Urbanismo | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Angélica Tanus Benatti Alvim, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo

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Publicado

2022-12-10

Como Citar

Baiardi, Y. C. L., & Alvim, A. T. B. (2022). Hub urbano de mobilidade: o caminho da estação central de Utrecht. Oculum Ensaios, 19, 1–20. https://doi.org/10.24220/2318-0919v19e2022a4941

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa