Reflexões do I fórum de coordenadores de programas de pós-graduação em nutrição no Brasil
Palabras clave:
graduate studiesResumen
A necessidade de compartilhar experiências, associada ao interesse em construir uma rede de comunicação entre os Programas de Pós-Graduação em Nutrição, foi o que orientou a realização do I Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Nutrição, realizado em Junho de 2006, em Salvador. Este artigo apresenta uma síntese dos principais aspectos discutidos e das proposições formuladas na direção do fortalecimento técnico e político dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição. Os participantes concordaram com a necessidade de aperfeiçoar o processo seletivo de ingresso de pós-graduandos nos cursos, evitando endogenia, mas oferecendo atenção especial àqueles alunos já engajados em projetos de pesquisa, como bolsistas de iniciação científica. Considerou-se consenso a realização de uma criteriosa seleção de professores, com ênfase na qualidade e regularidade da produção intelectual. Considerou-se importante gerar condições internas que favoreçam aos alunos a dedicação integral aos cursos de Mestrado e Doutorado. Uma análise dos fatores que levam ao sucesso da publicação científica depende do desenvolvimento de objetos relevantes, inovadores e metodologicamente adequados. Propôs-se que os Programas de Pós-Graduação em Nutrição atuem para a definição de uma agenda de temáticas relevantes para a pesquisa na área. O sucesso de um Programas de Pós-Graduação em Nutrição foi definido por meio da integração entre projetos financiados, seleção de alunos que apresentem vocação para a pesquisa científica e de professores credenciados para o ensino, desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes e publicação em revistas indexadas. No âmbito político, os participantes concordaram em criar uma organização formal capaz de representar e estreitar interesses coletivos na área da nutrição.
Citas
Brasil. Ministério da Educação. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília; 2004.
Steiner JE. Qualidade e diversidade institucional na pós-graduação brasileira. Estud Av. 2005; 19(54):341-65
Ferraro AR. A ANPED, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Rev Bras Educ. 2005; 30:47-69.
Velloso J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cad Pesquisa. 2004; 34(123):583-611.
Horta JSB, Moraes MCM. O sistema Capes de avaliação da pós-graduação: da área de educação à grande área de ciências humanas. Rev Bras Educ. 2005; 30:95-116.
Stehl L. O fator de impacto do ISI e a avaliação da produção científica: aspectos conceituais e metodológicos. Ci Inf. 2005; 34(1):19-27.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Gilberto KAC, Eliane FIALHO, Sandra Maria Chaves dos SANTOS, Ana Marlucia Oliveira ASSIS

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.