Fatores associados ao excesso de peso em escolares do ensino fundamental em Campinas, São Paulo

Autores

  • Juliana Melo Teruel Biagi CAMARGO Universidade Estadual de Campinas
  • Leticia MARÍN-LEÓN Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Criança, Exercício, Consumo de alimentos, Estado nutricional, Pais

Resumo

Objetivo
Avaliar o sobrepeso/obesidade de escolares do ensino fundamental de Campinas, estado de São Paulo, e sua associação com: estado nutricional dos pais, consumo de alimentos, preferências alimentares, atividade física e condições socioeconômicas da família.

Métodos
Este estudo caso-controle incluiu 509 escolares de 7 a 10 anos de idade. O índice de massa corporal escore-Z foi utilizado para determinação do estado nutricional, definindo casos (>+1 escore-Z) e controles (≥ -2 ≤+1 escore-Z). Para associação com o excesso de peso, um modelo conceitual foi criado e utilizado para a análise múltipla, realizada por meio de regressão logística.

Resultados

A frequência de excesso de peso foi de 39,5%. A regressão múltipla ajustada por nível econômico mostrou que crianças com sobrepeso/obesidade têm maior chance de comer em shopping center (1.55; 95%CI=1.00-2.40), ter pais com sobrepeso ou obesos (OR=1.71; 95%CI=1.08-2.71 e 3.55; 95%CI=2.18-5.80 respectivamente), utilizar meio de transporte escolar passivo (OR=1.57; 95%CI=1.04-2.36) e comer empanado de frango mais de três dias por semana (OR=3,03; IC95%=1,32-6,95).

Conclusão
Os resultados suportam a necessidade urgente de estratégias para redução e prevenção do excesso de peso entre os escolares. Além disso, estudos de intervenção que envolvam pais e abordem fatores ambientais são importantes para o desenvolvimento de programas eficazes. 

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Publicado

23-03-2023

Como Citar

Melo Teruel Biagi CAMARGO, J. ., & MARÍN-LEÓN, L. . (2023). Fatores associados ao excesso de peso em escolares do ensino fundamental em Campinas, São Paulo. Revista De Nutrição, 29(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8043

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS