Validação da escala clima para criatividade em sala de aula

Autores/as

  • Denise de Souza FLEITH Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento.
  • Leandro Silva ALMEIDA Universidade do Minho, Instituto de Educação.
  • Francisco José Brito PEIXOTO Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Palabras clave:

Clima de sala de aula, Criatividade, Ensino fundamental, Escala

Resumen

O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.

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Publicado

2011-09-30

Cómo citar

FLEITH, D. de S., ALMEIDA, L. S. ., & PEIXOTO, F. J. B. (2011). Validação da escala clima para criatividade em sala de aula. Estudos De Psicologia, 28(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8893