Eficácia de um programa de estimulação de capacidades intelectuais

Autores/as

  • Marília ZAMPIERI Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Patrícia Waltz SCHELINI Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia.
  • Carolina Rosa CRESPO Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia.

Palabras clave:

Cognição, Inteligência, Técnicas cognitivas

Resumen

O modelo Catell-Horn-Carroll divide a inteligência em dez fatores gerais, decompostos em fatores específicos. Estudos da área abordam a possibilidade de estimulação da inteligência, por meio de programas específicos para esse fim. O objetivo do presente estudo foi desenvolver atividades para estimulação de três componentes desse modelo - Inteligência Fluida, Inteligência Cristalizada e Memória de Curto Prazo -, bem como implementar um programa de estimulação e avaliar sua eficácia. O programa foi realizado ao longo de 13 sessões. Participaram do estudo 22 crianças com idade entre 7 e 10 anos, divididas em dois grupos para a realização das atividades. Os instrumentos utilizados no pré e pós-teste foram a Escala Weschsler de Inteligência para Crianças - III, o Teste de Desempenho Escolar e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Os resultados apontaram aumento significativo no escore total da Escala Wechsler em todas as análises e no Teste de Desempenho Escolar, no que se refere à estimulação da inteligência cristalizada e memória de curto prazo, o que parece ser indicativo da eficácia do programa.

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Citas

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Publicado

2012-09-30

Cómo citar

ZAMPIERI, M. ., SCHELINI, P. W., & CRESPO, C. R. (2012). Eficácia de um programa de estimulação de capacidades intelectuais. Estudos De Psicologia, 29(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8791