Cuidado e desenvolvimento em crianças escolares de Salvador

Autores/as

  • Vania BUSTAMANTE Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia.

Palabras clave:

Cuidado da criança, Desenvolvimento infantil, Escola, Família

Resumen

Analisou-se a relação entre família, escola, serviços de saúde e comunidade, enfocando o cuidado e o desenvolvimento infantil em um bairro de baixa renda de Salvador, Bahia. Entende-se cuidado como atenção de qualidade oferecida por adultos e como construção de projetos de pessoa em práticas cotidianas marcadas por relações de poder. Realizou-se observação participante e entrevistas com moradores do bairro e com profissionais de saúde e educação, a partir das quais foi selecionado um caso típico. Identificou-se, por um lado, diferenças na maneira com que os profissionais falam sobre crianças com desempenho escolar insatisfatório e, por outro lado, a família e os espaços de parentesco, nos quais opera uma forma diferente de pensar a educação e onde as crianças encontram um olhar ampliado sobre suas possibilidades. Destaca-se a importância de que os estudos contemplem os diferentes contextos que integram o cotidiano infantil e que a perspectiva da família e parentes seja valorizada.

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

BUSTAMANTE, V. (2013). Cuidado e desenvolvimento em crianças escolares de Salvador. Estudos De Psicologia, 30(4). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8695

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM