Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes

Autores/as

  • Joana PIPA Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Curso de Psicologia Educacional, Departamento Ciêntífico-Pedagógico.
  • Francisco PEIXOTO Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Curso de Psicologia Educacional, Departamento Ciêntífico-Pedagógico.

Palabras clave:

Adolescentes, Arte, Autoimagem, Ensino fundamental e médio

Resumen

Este estudo teve como principal objetivo realizar uma análise diferencial do autoconceito artístico entre adolescentes que frequentavam o ensino artístico e os que frenquentavam o ensino regular. Responderam à Escala de Autoconceito Artístico e à Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes 226 estudantes de escolas da zona metropolitana de Lisboa, dos quais 108 frequentavam o ensino regular e 118 eram alunos de escolas artísticas de música, artes visuais e dança. Os resultados demonstraram que os níveis de autoconceito artístico diferiram de acordo com o contexto educativo: foram favorecidos os alunos do ensino artístico na maioria das dimensões artísticas. Contemplando apenas os alunos do ensino artístico, foi verificado que eles apresentaram níveis superiores na dimensão artística correspondente a sua área de especialização, comparativamente aos seus pares das outras áreas artística.

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Publicado

2014-03-31

Cómo citar

PIPA, J., & PEIXOTO, F. (2014). Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes. Estudos De Psicologia, 31(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8399

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM