Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários

Autores/as

  • Adriana Rosecler ALCARÁ Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palabras clave:

Compreensão de leitura, Programa de intervenção, Teste de Cloze

Resumen

Este estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de remediação da compreensão de leitura. O delineamento usado foi quase-experimental, com pré-teste, intervenção e pós-teste. Participaram da pesquisa 41 universitários, com idade de 18 a 51 anos, sendo 22 do Grupo Experimental e 19 do Grupo Controle. Foi utilizado o teste de Cloze no prée no pós-teste. Os resultados indicaram que os estudantes mostraram desempenho superior no pós-teste, visto que houve um incremento na pontuação em mais da metade dos participantes, mas que tal melhora foi insuficiente para mudar o nível de compreensão, na maioria dos casos. Pode-se concluir que as atividades desenvolvidas foram relevantes, principalmente porque favoreceram a conscientização dos estudantes sobre a importância da compreensão de leitura e do estudo eficiente.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alves, S. M. L. (2010). Estratégias de compreensão leitora e de produção de resumo do gênero científico: aspectos textuais e cognitivos (Tese de doutorado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Bellon-Harn, M. L., Credeur-Pampolina, M. E., & LeBoeuf, L. (2013). Scaffolded-language intervention: Speech production outcomes. Communication Disorders Quarterly, 34(2), 120-132.

Bitar, M. L. (1989). Eficiência dos instrumentos de avaliação em leitura (Dissertação de mestrado não-publicada). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bormuth, J. R. (1968). Cloze test readability: Criterion reference scores. Journal of Educational Measurement, 5, 189-196.

Boruchovitch, E., Santos, A. A. A., & Oliveira, K. L. (2007). Análise da fidedignidade entre dois tipos de pontuação do teste de Cloze. Psicologia em Pesquisa, 1(1), 41-51.

Briere, E., Clausing, G, Senko, D., & Purcell, E. (1978). A look at cloze testing across languages and levels. The Modern Language, 62(1/2), 23-26.

Calderón Ibañez, A., & Quijano Peñuela, J. (2010). Características de comprensión lectora em estudiantes universitários. Jurídicas, 7(2), 123-151.

Cantalice, L. M., & Oliveira, K. L. (2009). Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, 13(2), 227-234.

Difabio de Anglat, H. (2008). El test cloze em la evaluacion de La comprension del texto informativo de nível universitario. Revista de Linguistica Teórica y Aplicada, 46(1), 121-137.

Gellert, A. S., & Elbro, C. (2012). Cloze tests may be quick, but are they dirty? Development and preliminar validation of a Cloze test of a reading comprehension. Journal of Psychoeducational Assessment, 20(10), 1-13.

Hussein, C. L. (2008). Avaliação de treino de leitura compreensiva e crítica: estudo com universitários. Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 401-411.

Kintsch, W., & Van Dijk, T. A. (1978). Toward a model of text comprehension and production. PsychologicalReview, 85(5), 363-394.

Kroeger, S. D., Burton, C., & Preston, C. (2009). Integrating evidence-based practices in middle science reading. Teaching Exceptional Children, 41(3), 6-15.

Leybaert, J., Alégria, J., Deltour, J. J., & Skinkel, R. (1997). Aprender a ler: o papel da linguagem, da consciência fonológica e da escola. In J. Gregoire, & B. Piérart. Avaliação problemas de leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas (pp.143-166). Porto Alegre: Artes Médicas.

Martins, R. M. M, Santos, A. A. A., & Bariani, I. C. D. (2005). Estilos cognitivos e compreensão leitora em universitários. Paidéia, 15(30), 57-68.

Oliveira, K. L. (2011). Considerações acerca da compreensão em leitura no ensino superior. Psicologia: Ciência e Profissão, 31(4), 690-701.

Oliveira, K. L., Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. (2009). A técnica de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. In A. A. A. Santos, E. Boruchovicht, & K. L Oliveira (Orgs.), Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção (pp.47-79). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Oliveira, K. L., & Santos, A. A. A. (2006). Compreensão de textos e desempenho acadêmico. Psic: Revista de Psicologia da Vetor Editora, 9(1), 19-27.

Oliveira, K. L., & Santos, A. A. A. (2008). Estudo de intervenção para a compreensão em leitura na universidade. Interação em Psicologia, 12(2), 169-177.

Oliveira, K. L., Santos, A. A. A., & Primi, R. (2003). Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho em disciplinas na universidade. Interação em Psicologia, 7(1), 19-25.

Sampaio, I. S., & Santos, A. A. A. (2002). Leitura e redação entre universitários: Avaliação de um programa de intervenção. Psicologia em Estudo, 9(1), 31-38.

Santos, A. A. A. (1997). Psicopedagogia no 3º grau: avaliação de um programa de remediação em leitura e estudo. Pro-Posições, 8(1), 27-37.

Santos, A. A. A. (2004). O Cloze como técnica de diagnóstico e remediação da compreensão em leitura. Interação em Psicologia, 8(2), 217-226.

Santos, A. A. A., Boruchovitch, E., & Oliveira, K. L. (2009). Cloze: um instrumento de diagnóstico e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Santos, A. A. A., & Oliveira, K. L. (2004). A importância da compreensão em leitura para a aprendizagem de universitários. In E. Boruchovitch, & J. A. Bzuneck (Orgs.), Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na escola (pp.119-148). Petrópolis: Vozes.

Santos, A. A. A., Primi, R., Taxa, F., & Vendramini, C. M. M. (2002). O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15(3), 549-560.

Santos, A. A. A., Suehiro, A. C. B., & Oliveira, K. L. (2004). Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com estudantes de psicologia. Estudos de Psicologia, 21(2), 29-41.

Shahnazari-Dorcheh, M., Roshan, S., & Hesabi, A. (2012). What is the optimum length of a cloze test? International Journal of English Linguistics, 2(5), 2012, 142-153.

Silva, M. J. M., & Santos, A. A. A. (2004). A avaliação da compreensão em leitura e o desempenho acadêmico de universitários. Psicologia em Estudos, 9(3), 459-467.

Smith, F. (1989). Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler (4ª ed.). Porto Alegre: Artes Médicas.

Solé, I. (1998). Estratégias de aprendizagem (6ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

Sternberg, R. J. (2008). Psicologia cognitiva (4ª ed.). Porto Alegre: Artmed.

Taylor, W. L. (1953). Cloze procedure: A new tool for measuring read-ability. Journalism Quartely, 30, 415-433.

Veríssino, L. F. (1995). Desentendimento. Ícaro: Revista de Bordo da Varig, 12(136), 11.

Vicentelli, H. (2004). La universidad como agente promotor de la lectura, en el contexto de la sociedad

venezolana. Psicologia Escolar e Educacional, 8(1), 29-33. Witter, G. P. (1997). Psicologia, leitura e universidade. Campinas: Alínea.

Publicado

2023-03-28

Cómo citar

ALCARÁ, A. R., & SANTOS, A. A. A. dos. (2023). Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários. Estudos De Psicologia, 32(1). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8072

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM