Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural

análise de uma experiência

Autores/as

  • Kátia MAHEIRIE Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia
  • Ana Luiza Bustamante SMOLKA Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • André Luiz STRAPPAZZON Faculdade Metropolitana de Blumenau, Curso de Psicologia.
  • Carolina Souza de CARVALHO Psicóloga.
  • Felipe Karpinski MASSARO Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Psicologia

Palabras clave:

Imaginação, Espetáculo musical, Processos de criação, Psicologia histórico-cultural

Resumen

Este artigo aborda a imaginação como processo psicológico fundamental do ser humano, tomando como base os trabalhos de Vigotski e seus interlocutores, e tendo como eixo reflexivo uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma Organização Não-Governamental de arte-educação. A investigação se caracterizou pela oferta de oficinas de percussão, produção de espetáculo musical e produção de vídeo sobre esse espetáculo, tendo como sujeitos crianças e jovens de 9 a 14 anos que frequentavam a entidade. Uma análise da experiência vivida por esses sujeitos na relação com os pesquisadores toma como base a imaginação e seus desdobramentos no processo de criação. Nesse processo de criação, a experiência (re)significada pelos sujeitos vai compondo núcleos de memória, de forma que a atividade imaginativa se apresenta como um processo psicológico (re)combinador, objetivada em um novo produto.

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Citas

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Publicado

2023-03-28

Cómo citar

MAHEIRIE, K. ., SMOLKA, A. L. B. ., STRAPPAZZON, A. L., CARVALHO, C. S. de, & MASSARO, F. K. . (2023). Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural: análise de uma experiência. Estudos De Psicologia, 32(1). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8071

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM