A monografia no curso de Terapia Ocupacional

uma experiência que está dando certo

Autores

  • Elisabete Matallo Marchesini de Pádua
  • Rosibeth del Carmen Muñoz Palm

Palavras-chave:

terapia ocupacional, educação, métodos, pesquisa metodológica em terapia ocupacional, curriculum

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar, a partir de pesquisa documental e relato de docentes, a trajetória da construção de um projeto de Orientação de Monografia desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas da PUC-Campinas, na disciplina Metodologia do Trabalho Científico, entre docentes do Departamento de Terapia Ocupacional, responsáveis pela orientação temática, e os docentes do Departamento de Disciplinas Filosóficas Auxiliares, responsáveis pela orientação metodológica. O impacto deste processo no currículo do Curso de Terapia Ocupacional trouxe significativos avanços no que se refere à reestruturação curricular, aos projetos de capacitação docente, à produção de trabalhos monográficos inovadores na área e à organização de um acervo bibliográfico de referência para o curso. Neste sentido, ao mesmo tempo em que se foi avançando na sistematização de uma metodologia para orientação individual dos alunos, construiu-se uma proposta alternativa de avaliação do trabalho monográfico, que leva em conta os critérios científicos para avaliação da monografia, bem como o processo dos alunos nestes diferentes momentos de construção do conhecimento e da articulação teoria-prática. Conclui-se apontando novos indicadores para reflexão sobre a prática pedagógica e aprimoramento do processo de desenvolvimento do currículo.

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Publicado

2000-04-30

Como Citar

Pádua, E. M. M. de, & Palm, R. del C. M. (2000). A monografia no curso de Terapia Ocupacional: uma experiência que está dando certo. Revista De Ciências Médicas, 9(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1335

Edição

Seção

Artigos Originais