Conhecimento sobre aleitamento materno entre estudantes do último ano do curso de medicina

Autores/as

  • Márcia Regina Vítolo
  • Elizabeth Accioly
  • Denise Ely Belloto de Moraes
  • Sylvia do Carmo Castro Franceschini

Palabras clave:

aleitamento materno, conhecimentos, atitudes e pratica, ensino medico

Resumen

Este trabalho teve avaliar o conhecimento sobre aleitamento Materno de estudantes do último período do Curso Médico da Grande São Paulo. Foi aplicado um questionário, a 134 estudantes de 4 instituições de ensino particulares e públicas de São Paulo, contendo perguntas abertas e objetivas sobre o aleitamento materno, segundo suas principais áreas temáticas. Os resultados revelaram que 96,3% receberam informações sobre CIS vantagens do aleitamento Materno em seus respectivos cursos. O manejo de algumas situações clínicas obteve bom índice de acertos. No entanto, a discussão de situações práticas comumente relacionadas ao desmame precoce em nosso meio foi apontada por menos de dois terços dos entrevistados, e somente 36,6% afirmaram ter recebido informação sobre a prevalência do aleitamento em nosso meio. A porcentagem de acertos por área temática foi de 14,2% para situações práticas; 16,4% Para técnicas de amamentação; e 20,0% para composição do leite humano. Ainda, por área temática, o melhor desempenho foi sobre a fisiologia da lactação e legislação, com índice de acerto de 41,0% e 47,0%, respectivamente. Os resultados deste estudo sugerem a necessidade de repensar o ensino do aleitamento materno em nossas escolas médicas de fornia a adequá-lo às necessidades nacionais, tendo em vista o papel do médico no estímulo a essa prática.

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Publicado

1998-04-30

Cómo citar

Vítolo, M. R., Accioly, E., Moraes, D. E. B. de, & Franceschini, S. do C. C. (1998). Conhecimento sobre aleitamento materno entre estudantes do último ano do curso de medicina. Revista De Ciências Médicas, 7(1). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1373

Número

Sección

Artigos Originais