Validação de metodologia para análise sensorial com pré-escolares

Autores/as

  • Semíramis Martins Álvares Domene
  • Fernanda Motta Veiga
  • Carla Ribeiro Puglia Marino
  • Ana Lícia Moraes Assumpção
  • Cláudia Botelho Zabotto
  • Márica Regina Vítolo

Palabras clave:

analise sensorial, pré-escolar, escala hedonica

Resumen

Um teste sensorial preciso necessita de uma compreensão clara sobre os objetivos, e tanto o pesquisador como os indivíduos submetidos à análise devem se expressar sem ambiguidades. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sensibilidade do teste afetivo que emprega a escala hedônica facial de 7 pontos para pré-escolares, por meio de estudo de validação. O protocolo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foram estudadas crianças da faixa etária de 4 a 6 anos, de ambos os sexos, pertencentes a dois estratos sociais: escolares da rede pública de regiões carentes do município de Campinas, SP, e escolares da rede particular. Ambos os grupos provaram um alimento de referência de bom sabor, e outro de sabor diferenciado, destinado a provocar insatisfação. Os julgamentos foram confrontados com a medida de flexibilidade, obtida por meio da pesagem do resto.

A associação entre as variáveis ​​qualitativas foi estimada pelo teste de Fisher. O alimento de bom sabor foi rejeitado por 10,81% e 8,11% dos escolares cuidadosos e não-carentes, respectivamente, e o de sabor diferenciado, por 64,39% e 67,65% dos mesmos grupos. A análise dos resultados mostrados não há associação entre as variáveis ​​acessíveis e registro do grau de satisfação (p > O, l 00), exceto para o grupo de baixo poder aquisitivo, em relação ao alimento de sabor diferenciado (p = 0,005). Concluiu-se que o alimento de sabor diferenciado foi reconhecido como insatisfatório, o poder aquisitivo não influenciou a acessibilidade dos alimentos e o teste de escala hedônica facial de 7 pontos empregado não foi sensível para medir a satisfação de pré-escolares.

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Publicado

2002-07-29

Cómo citar

Domene, S. M. Álvares, Veiga, F. M., Marino, C. R. P., Assumpção, A. L. M., Zabotto, C. B., & Vítolo, M. R. (2002). Validação de metodologia para análise sensorial com pré-escolares. Revista De Ciências Médicas, 11(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1299

Número

Sección

Artigos Originais