Relação entre transtorno do défict de atenção/hiperabilidade, dinânica familiar, disfonia e nódulo vocal em crianças

Autores/as

  • Andréa Alves Maia
  • Mirelle França Michalick-Triginelli

Palabras clave:

criança, distúrbios da voz, transtorno de falta de atenção com himperatividade

Resumen

Objetivo

Investigar a relação entre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, a dinâmica familiar e a disfonia.

Métodos

Analisar dois grupos, um experimental, de 1O crianças portadoras de disfonia organofuncional e nódulo vocal e um grupo controle, de 1O crianças sem alteração laríngea e vocal. A avaliação vocal foi feita pela escala GRBAS. A investigação do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade foi embasada nos parâmetros do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais IV. A Dinâmica Familiar foi avaliada por questionário elaborado pelos autores. Os dados socioeconômicos foram obtidos através do Questionário de Avaliação socioeconômica do Depar­ tamento de Serviço Social da Universidade de São Paulo.

Resultados

Em relação à dinâmica familiar, não encontramos diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos. Quanto à análise dos questionários do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, esta demonstrou haver relação entre o transtorno do déficit de atençâo/hiperatividade, a disfonia e o nódulo vocal (p=0.001).

Conclusão

Avaliando um grupo de crianças com disfonia e nódulo vocal, e outro de crianças sem disfonia, ambos de classe socioeconômica desfavorável, podemos concluir que crianças disfônicas apresentam indicadores do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Sugerimos que esta psicopatologia deve ser avaliada no tratamento da disfonia infantil, melhorando conseqüentemente a eficácia do tratamento.

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Publicado

2006-10-30

Cómo citar

Maia, A. A., & Michalick-Triginelli, M. F. (2006). Relação entre transtorno do défict de atenção/hiperabilidade, dinânica familiar, disfonia e nódulo vocal em crianças. Revista De Ciências Médicas, 15(5). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1089

Número

Sección

Artigos Originais