Discriminação entre palavras e pseudopalavras em escolares de 8 a 11 anos de idade

Autores

  • Lineu Corrêa Fonseca
  • Glória Maria Almeida Souza Tedrus
  • Diana Tosello Laloni
  • Josiane Maria de Freitas Tonelotto
  • Samanta Maria Visigalli Martins
  • Maria Agnes Perez Gibert
  • Thais de Assis Antunes
  • Natália Azevedo Sampaio Pensa

Palavras-chave:

criança, leitura, psicologia da criança

Resumo

Objetivo

A avaliação da discriminação entre palavras e pseudopalavras tem sido utilizada para melhor compreensão do processo de leitura e escrita.

Métodos

Estudou-se a discriminação de palavras/pseudopalavras em relação à idade da criança, série escolar e nível de escolaridade de seus pais, em 120 crianças, sem antecedentes de problemas neurológicos ou psiquiátricos, com idades entre 8 e 11 anos, e estudantes de escolas públicas de Campinas, São Paulo. Foram realizados: anamnese, exame físico e neurológico, prova de discriminação entre palavras e pseudopalavras (acertos/erros e tempo de reação), teste de desempenho escolar e teste de Raven.

Resultados

Houve maior porcentagem de acertos e menor tempo de reação no reconhecimento de palavras que de pseudopalavras. Observou-se para pseudopalavras, maior porcentagem de acertos nas crianças de 3ª a 5ª série em relação às de 2ª série. O tempo de reação para palavras e pseudopalavras foi menor quanto mais avançada a série escolar. A maior escolaridade dos pais foi associada a maior porcentagem de acertos de pseudopalavras.

Conclusão

A avaliação da discriminação de palavras/pseudopalavras permitiu captar aspectos evolutivos e de mecanismos e fatores envolvidos no processo da leitura.

 

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Publicado

2005-12-31

Como Citar

Fonseca, L. C., Tedrus, G. M. A. S., Laloni, D. T., Tonelotto, J. M. de F., Martins, S. M. V., Gibert, M. A. P., … Pensa, N. A. S. (2005). Discriminação entre palavras e pseudopalavras em escolares de 8 a 11 anos de idade. Revista De Ciências Médicas, 14(6). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1141

Edição

Seção

Artigos Originais