Discriminação entre palavras e pseudopalavras em escolares de 8 a 11 anos de idade
Palavras-chave:
criança, leitura, psicologia da criançaResumo
Objetivo
A avaliação da discriminação entre palavras e pseudopalavras tem sido utilizada para melhor compreensão do processo de leitura e escrita.
Métodos
Estudou-se a discriminação de palavras/pseudopalavras em relação à idade da criança, série escolar e nível de escolaridade de seus pais, em 120 crianças, sem antecedentes de problemas neurológicos ou psiquiátricos, com idades entre 8 e 11 anos, e estudantes de escolas públicas de Campinas, São Paulo. Foram realizados: anamnese, exame físico e neurológico, prova de discriminação entre palavras e pseudopalavras (acertos/erros e tempo de reação), teste de desempenho escolar e teste de Raven.
Resultados
Houve maior porcentagem de acertos e menor tempo de reação no reconhecimento de palavras que de pseudopalavras. Observou-se para pseudopalavras, maior porcentagem de acertos nas crianças de 3ª a 5ª série em relação às de 2ª série. O tempo de reação para palavras e pseudopalavras foi menor quanto mais avançada a série escolar. A maior escolaridade dos pais foi associada a maior porcentagem de acertos de pseudopalavras.
Conclusão
A avaliação da discriminação de palavras/pseudopalavras permitiu captar aspectos evolutivos e de mecanismos e fatores envolvidos no processo da leitura.
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