Relação entre transtorno do défict de atenção/hiperabilidade, dinânica familiar, disfonia e nódulo vocal em crianças
Palavras-chave:
criança, distúrbios da voz, transtorno de falta de atenção com himperatividadeResumo
Objetivo
Investigar a relação entre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, a dinâmica familiar e a disfonia.
Métodos
Analisar dois grupos, um experimental, de 1O crianças portadoras de disfonia organofuncional e nódulo vocal e um grupo controle, de 1O crianças sem alteração laríngea e vocal. A avaliação vocal foi feita pela escala GRBAS. A investigação do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade foi embasada nos parâmetros do manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais IV. A Dinâmica Familiar foi avaliada por questionário elaborado pelos autores. Os dados socioeconômicos foram obtidos através do Questionário de Avaliação socioeconômica do Depar tamento de Serviço Social da Universidade de São Paulo.
Resultados
Em relação à dinâmica familiar, não encontramos diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos. Quanto à análise dos questionários do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, esta demonstrou haver relação entre o transtorno do déficit de atençâo/hiperatividade, a disfonia e o nódulo vocal (p=0.001).
Conclusão
Avaliando um grupo de crianças com disfonia e nódulo vocal, e outro de crianças sem disfonia, ambos de classe socioeconômica desfavorável, podemos concluir que crianças disfônicas apresentam indicadores do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Sugerimos que esta psicopatologia deve ser avaliada no tratamento da disfonia infantil, melhorando conseqüentemente a eficácia do tratamento.
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