Pesquisa acadêmica

a escrita na primeira pessoa do singular

Autores

Palavras-chave:

Cartografia, Comunicação, Escrita na primeira pessoa, Pesquisa Acadêmica, Pesquisa baseada em Artes

Resumo

É possível produzir pesquisa científica na área da Comunicação garantindo a escrita na primeira pessoa do singular? Para problematizar a questão apresento alternativas teóricometodológicas que subsidiam a escrita autoral provocando pensar na passagem da “dor” ao “prazer” do texto com Roland Barthes; Susan Sontag e Sueli Rolnik. Trago duas pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal de Tocantins para mostrar arranjos possíveis entre o jogo textual e a articulação de imagens nas pesquisas acadêmicas de modo mais experimental, tendo como fundamento a “cartografia” e a “Pesquisa Baseada em Artes”. Se tecemos pesquisas na “encruzilhada dos caminhos” temos muito a aprender com metodologias distintas das usualmente adotadas na área da Comunicação. O artigo abre diálogo sobre práticas experimentais na escrita acadêmica na interface metodológica entre a Comunicação e áreas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bachelard, G. A epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

Bardin, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

Barros, L. P.; Kastrup, V. Cartografar é acompanhar processos. In: Passos, E.; Kastrup, V.; Escóssia, L. (org.). Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 131-150.

Barthes, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1987.

Barthes, R. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Bourdieu, P. et al. A profissão de sociólogo. Preliminares epistemológicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

Certeau, M. A invenção do cotidiano. Artes defazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

Deleuze, G. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

Didi-Huberman, G. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 204–219, 2012.

Garcez, M. E. S. Narrativa e cultura: a festa do Bumba Meu Boi de Juçatuba/MA. 2021. 187f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2021.

Hernandéz, F. H. A investigação baseada em arte: propostas para repensar a pesquisa em educação. In: Dias, B.; Irwin, R. L. (org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013. p. 39-62.

Japiassu, H. Introdução ao pensamento epistemológico. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

Lofland, J.; Lofland, L. H. Analysing social settings. A guide to qualitative observation and analysis. Belmont, CA: Wadsworth Publishing, 1995.

Lopes, M. I. V. et al. Vivendo com a telenovela. Mediações, recepção, teleficcionalidade. São Paulo: Summus, 2002.

Lopes, M. I. V. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.

Maldonado, E. Explorações sobre a problemática epistemológicano campo das ciências da comunicação. Ciberlegenda, n. 10, p. 1-16, 2002b.

Maldonado, E. Produtos midiáticos, estratégias, recepção. A perspectiva transmetodológica. Ciberlegenda, n. 9. p. 1-15, 2002a.

Maldonado, E. Práxis teórico/metodológica na pesquisa em comunicação: fundamentos, trilhas e saberes. In: Maldonado, E. et al. Metodologias da pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.

Mills, C. W. A imaginação sociológica. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

Oliveira, A. M. R. S. B. Imagens fotojornalísticas da pandemia: a construção de imaginários, leituras e narrativas.2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2022.

Rolnik, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

Sontag, S. Questão de ênfase. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

16-04-2024

Como Citar

Leite, A. M. P. (2024). Pesquisa acadêmica: a escrita na primeira pessoa do singular. Transinformação, 36. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6865

Edição

Seção

Originais