Jogos de linguagem na prisão

representação do conhecimento e linguagem carcerária

Autores/as

Palabras clave:

Jogos de linguagem, Organização do conhecimento, Prisão, Representação do conhecimento

Resumen

A linguagem compreende aspectos ligados tanto à essência, quanto ao uso. O uso da palavra está associado ao seu significado e à sua adoção, ou seja, entende-se o significado de uma expressão quando é possível compreender as regras de seu uso. Os jogos de linguagem apresentam regras constituídas a partir de um uso coletivo, ou seja, da sua prática geral determinada por uma comunidade em que as palavras estão inseridas. O objetivo deste estudo é investigar que aspectos dos jogos de linguagem podem auxiliar na identificação de formas de representar o conhecimento na linguagem carcerária. A pesquisa foi desenvolvida na Penitenciária Masculina de Florianópolis, utilizando a técnica da observação in loco, e está caracterizada como descritiva, exploratória e bibliográfica. Os termos foram coletados por meio de entrevistas realizadas com 26 pessoas privadas de liberdade. A partir da análise aqui realizada, é possível afirmar que os jogos de linguagem estão presentes nas prisões e são formas manifestas de representação do conhecimento.

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Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Costa, A., & Sales, R. de. (2024). Jogos de linguagem na prisão: representação do conhecimento e linguagem carcerária. Transinformação, 36. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/10619

Número

Sección

Originales