ESCOLAS
A LIBERTAÇÃO DO NOVO
Resumo
Todas as UTOPIAS escritas, descreveram cidades e Estados ideais, todos estes caracterizados por uma vida solidária e justa. Contudo, desde a fase protocapitalista ou de acumulação primitiva ( Thomas MORE e CAMPANELLA ) até época bem recente e já de capitalismo avançado ( James HILTON ), os utopistas nunca conseguiram descrever lugares cheios de solidariedade e justiça sem que sua utopia fugisse inteiramente ao modelo capitalista de vida. Esta observação apenas nos indica, é claro, a direção de uma transformação potl’tico-social historicamente necessária. Outros raciocínios esclarecem-nos ainda mais que o mundo humanizado que queremos não pode sequer ser pensado, em termos ideais, no meio do capitalismo, onde a abastança e o supérfluo se instalam à custa da privação da maioria.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem, Tomorrow's child, New York, Harper & Row Publishers, 1972.
ALVES, Rubem, Notas sobre a linguagem. 77 págs., (mimeografado).
BROWN, Norman O., Life against death, Wesleyan University, 1959.
CASSIRER, Ernst, Antropologia Filosófica, São Paulo, Ed. Mestre Jou, 1972. Trad.: Vicente Félix de Queiroz.
FREIRE, Paulo, Pedagogia do Oprimido, Rio, Paz e Terra, 3ª edição, 1975.
FREIRE, Paulo, Extensão ou comunicação?, Rio, Paz e Terra, 1971.
FURTER, Pierre, Educação e Vida Petrópolis, Vozes, 5ª edição, 1973.
HESSEN. Johannes. Filosofia dos valores, Coimbra. Arménio Amado Ed.. 4ª edição, 1 974. Trad.: L. Cabral de Moncada.
LABORIT. Henri, O homem e a cidade. Lisboa. Iniciativas Editoriais, 1973. Trad.; Wanda Ramos.
WHITEHEAD, Alfred N.. Os fins da educação e outros ensaios, S. Paulo, Editora Nacional/ED USP. 1969. Trad.: Leônidas Gontijo de Carvalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 J. F. Regis de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.