ESCOLAS
A LIBERTAÇÃO DO NOVO
Abstract
Todas as UTOPIAS escritas, descreveram cidades e Estados ideais, todos estes caracterizados por uma vida solidária e justa. Contudo, desde a fase protocapitalista ou de acumulação primitiva ( Thomas MORE e CAMPANELLA ) até época bem recente e já de capitalismo avançado ( James HILTON ), os utopistas nunca conseguiram descrever lugares cheios de solidariedade e justiça sem que sua utopia fugisse inteiramente ao modelo capitalista de vida. Esta observação apenas nos indica, é claro, a direção de uma transformação potl’tico-social historicamente necessária. Outros raciocínios esclarecem-nos ainda mais que o mundo humanizado que queremos não pode sequer ser pensado, em termos ideais, no meio do capitalismo, onde a abastança e o supérfluo se instalam à custa da privação da maioria.
Downloads
References
ALVES, Rubem, Tomorrow's child, New York, Harper & Row Publishers, 1972.
ALVES, Rubem, Notas sobre a linguagem. 77 págs., (mimeografado).
BROWN, Norman O., Life against death, Wesleyan University, 1959.
CASSIRER, Ernst, Antropologia Filosófica, São Paulo, Ed. Mestre Jou, 1972. Trad.: Vicente Félix de Queiroz.
FREIRE, Paulo, Pedagogia do Oprimido, Rio, Paz e Terra, 3ª edição, 1975.
FREIRE, Paulo, Extensão ou comunicação?, Rio, Paz e Terra, 1971.
FURTER, Pierre, Educação e Vida Petrópolis, Vozes, 5ª edição, 1973.
HESSEN. Johannes. Filosofia dos valores, Coimbra. Arménio Amado Ed.. 4ª edição, 1 974. Trad.: L. Cabral de Moncada.
LABORIT. Henri, O homem e a cidade. Lisboa. Iniciativas Editoriais, 1973. Trad.; Wanda Ramos.
WHITEHEAD, Alfred N.. Os fins da educação e outros ensaios, S. Paulo, Editora Nacional/ED USP. 1969. Trad.: Leônidas Gontijo de Carvalho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 J. F. Regis de Morais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.