Cibercultura no ensino fundamental em tempos de pandemia

a educação midiática como ponte para a construção de narrativas autorais na produção audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v6a2023e7222

Palavras-chave:

Audiovisual, Cidadania, Comunicação, Mídias

Resumo

O audiovisual é mais que uma ferramenta pedagógica em sala de aula. Ele é um espaço para o protagonismo dos estudantes. Considerando esse contexto, este artigo busca analisar e caracterizar as contribuições educativas e sociais por meio da produção audiovisual de jovens dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola privada do município de Aimorés, Minas Gerais, ocorrida em 2021, no período das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19. A análise descritiva de 10 vídeos feitos pelos estudantes é realizada a partir da perspectiva da Educação Midiática como instrumento de formação integral da criança e do adolescente e como direito desses cidadãos para o exercício de uma comunicação transformadora, que favoreça o protagonismo juvenil, considerando ainda a cibercultura como contexto sociocultural. O estudo se apresenta como uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, e que se propôs diante das produções a analisá-las segundo três aspectos: (1) temáticas abordadas pelos estudantes; (2) recursos expressivos adotados tendo o audiovisual como linguagem; (3) experiências educomunicativas alcançadas nas produções. Como resultado da análise, a pesquisa ressalta a relevância da Educação Midiática na formação do estudante como produtor de conteúdo e não só consumidor e principalmente como cidadão capaz de fazer releituras transformadoras da própria realidade.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Ferreira, M. F., & Barcellos, E. B. P. (2023). Cibercultura no ensino fundamental em tempos de pandemia: a educação midiática como ponte para a construção de narrativas autorais na produção audiovisual. Pós-Limiar | Título não-Corrente, 6. https://doi.org/10.24220/2595-9557v6a2023e7222