Notas sobre o tempo (na e a partir da imagem)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5002

Palabras clave:

Corpo, Experiência subjetiva, Impressão, Materialidade, Temporal.

Resumen

Este texto procura propor uma compreensão do tempo indissociável da experiência sensível e subjetiva que temos da matéria. Partindo de uma reflexão pessoal acerca dos condicionamentos e incertezas causados pela pandemia de Coronavirus Disease 2019, desenvolvo uma série de
correspondências entre a imagem impressa e a imagem cinematográfica, onde a vulnerabilidade do corpo surge como tema agregador. As impressões empilhadas de Félix González-Torres e o filme Jeanne Dielman, da realizadora Chantal Akerman, são referências centrais. Este texto insere-se, assim, num discurso contemporâneo mais amplo relacionado ao fascínio exercido pela dimensão temporal das imagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joana Maria Pereira, Royal College of Art

Royal College of Art, Faculty of Arts & Humanities

Citas

Barthes, R. A Câmara clara. Lisboa: Edições 70, 2006.

Bellour, R. Between-the-Images. Zurich: JRP|Ringier Press, 2012.

Marker, C. A grin without a cat. London: Whitechapel Gallery, 2014.

Deleuze, G. A Imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.

Irigaray, L. Thinking the difference: for a peaceful revolution. London: The

Athlone Press, 1994.

Mavor, C. Reading boyishly: Roland Barthes, J.M. Barrie, Jacques Henri Lartigue, Marcel Proust, and D.W. Winnicott. Durham: Duke University

Press, 2007.

Publicado

2021-06-10

Cómo citar

Pereira, J. M. (2021). Notas sobre o tempo (na e a partir da imagem). Pós-Limiar | Título não-Corrente, 4, 1–8. https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5002