Notas sobre o tempo (na e a partir da imagem)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5002

Keywords:

Corpo, Experiência subjetiva, Impressão, Materialidade, Temporal.

Abstract

Este texto procura propor uma compreensão do tempo indissociável da experiência sensível e subjetiva que temos da matéria. Partindo de uma reflexão pessoal acerca dos condicionamentos e incertezas causados pela pandemia de Coronavirus Disease 2019, desenvolvo uma série de
correspondências entre a imagem impressa e a imagem cinematográfica, onde a vulnerabilidade do corpo surge como tema agregador. As impressões empilhadas de Félix González-Torres e o filme Jeanne Dielman, da realizadora Chantal Akerman, são referências centrais. Este texto insere-se, assim, num discurso contemporâneo mais amplo relacionado ao fascínio exercido pela dimensão temporal das imagens.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Joana Maria Pereira, Royal College of Art

Royal College of Art, Faculty of Arts & Humanities

References

Barthes, R. A Câmara clara. Lisboa: Edições 70, 2006.

Bellour, R. Between-the-Images. Zurich: JRP|Ringier Press, 2012.

Marker, C. A grin without a cat. London: Whitechapel Gallery, 2014.

Deleuze, G. A Imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.

Irigaray, L. Thinking the difference: for a peaceful revolution. London: The

Athlone Press, 1994.

Mavor, C. Reading boyishly: Roland Barthes, J.M. Barrie, Jacques Henri Lartigue, Marcel Proust, and D.W. Winnicott. Durham: Duke University

Press, 2007.

Published

2021-06-10

How to Cite

Pereira, J. M. (2021). Notas sobre o tempo (na e a partir da imagem). Pós-Limiar | Título não-Corrente, 4, 1–8. https://doi.org/10.24220/2595-9557v4e2021a5002