Considerações sobre “A Formação do Espírito Científico” para o Século XXI | Considerations on "The Formation of the Scientific Mind" for the 21st Century
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4692Palavras-chave:
Ciência. Formação científica. Gaston Bachelard. Imaginação. Imaginário.Resumo
No final da segunda década do século XXI, o “espírito científico” se vê mais uma vez atacado por uma onda anticientificista global com interferências especialmente graves no Brasil. Esse contexto prova a sobrevivência e a sedução contínua de concepções pré-científicas no imaginário contemporâneo. Torna-se novamente necessário revisitar os esforços de revisão dos fundamentos da ciência empreendidos pelo filósofo francês Gaston Bachelard (1884- 1962) no final dos anos 1930, quando a Europa vivenciava um período sombrio de guerras e apologia ao obscurantismo, à violência, à intolerância e ao extermínio. Reconhecer e defender os fundamentos da “formação do espírito científico” em tempos tão adversos certamente exige a reiteração dos valores históricos do diálogo, da experiência sensível, da experimentação criteriosa, do compartilhamento de protocolos, da exposição pública à crítica e do debate. Entretanto, uma “psicanálise do conhecimento objetivo” deve ir além e promover uma investigação epistemológica incisiva que reconheça falseamentos, distorções e obstáculos à formação de um novo espírito científico. Essa “psicanálise” poderia contribuir para revigorar e reposicionar os entendimentos e as práticas científicas em uma nova condição dialética, crítica e consciente da mobilidade das imagens e das dinâmicas do imaginário que não atuam em outro âmbito senão naquele da política, da estética e da ética.
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Referências
BACHELARD, G. La formation de l’esprit scientifique: contribution à une psychanalyse de la connaissance objective. Paris: J. Vrin, 1967. p. 27-273.
DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 54.