Singulares detalhes: notações e garatujas | Singular details: notations and scribbles
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4691Palavras-chave:
Croquis, Desenho, Registro gráfico.Resumo
O presente ensaio tem como objetivo contribuir para o acervo de imagens urbanas captadas em percursos realizados em diversas cidades, buscando refletir os ambientes, sua arquitetura, seus detalhes e sua temporalidade como expressões locais. Nestes estudos gráficos realizados em forma de croquis rápidos, a proposta visa extrair simplesmente os elementos considerados essenciais em cada imagem observada. O trabalho sequencia seu desenvolvimento com cronologia relativa à data de projeto/construção da obra registrada, exceção feita à imagem que fecha a apresentação, por sua singularidade. O trabalho propõe ainda, trilhando caminho aberto por profissionais de arquitetura, ampliar a discussão sobre o registro do acervo arquitetônico edificado por meio do desenho livre.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca, [1973?].
DONIN, G. (org.). Renzo piano: pezzo per pezzo/Piece by piece. Roma: Casa del Libro Editrice, 1982.
FREITAS FILHO, H. B. V.; GUIZZO, I.; MARTINS, E. F. O conforto no ambiente construído: técnica, ambiência e subjetividade. Pós: Revista Programa Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo FAUUSP, v. 25, n. 47, p. 52-73, 2018.
WULF, A. A invenção da natureza: a vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2017.
ZUMTHOR, P. Pensar a arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
ZUMTHOR, P. Atmosferas. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2006.