O ideário urbano de Saturnino de Brito e o plano de melhoramentos para a cidade de passo fundo (Rio Grande do Sul) | The urban ideas of Saturnino de Brito and the improvement plan for the city of Passo Fundo (Rio Grande do Sul)

Autores

  • Dirceu Piccinato Junior Faculdade Meridional - IMED.
  • Caliane Christie Oliveira de Almeida Faculdade Meridional - IMED.
  • Henrique Aniceto Kujawa Faculdade Meridional - IMED.

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4383

Palavras-chave:

Engenheiro sanitário. Modernização de cidades. Transformações urbanas. Urbanismo sanitarista.

Resumo

 O início do século XX se caracterizou pela contribuição dos saberes técnicos para a construção da cidade como objeto de conhecimento, reforma e intervenção. Médi­cos, advogados e engenheiros contribuíram para alterar a escala de atuação de cada área científica sobre o espaço urbano. As contribuições teórico-práticas desses profis­sionais passaram da escala do edifício para a do bairro e depois alcançaram a dimensão da cidade. Este artigo, de natureza empírico-analítica, baseado em dados primá­rios e na historiografia sobre o tema, tem como objetivo principal analisar o Plano de Melhoramentos Urbanos para Passo Fundo, elaborado em 1919 por Saturnino de Brito, e seu ideário, evidenciado por meio de projetos e relatórios, bem como de bibliografia consolidada acerca da temática. Entre a implantação da malha ferroviária, em 1898, e a elaboração do mencionado plano, Passo Fundo passou por significativas transformações urbanas, tidas como representações de progresso e da modernidade. Todavia, essas ações contrastavam com as condições higiênico-sanitárias de parte significativa da cidade e de suas edificações naquele momento. Problemas relacio­nados à dificuldade, insuficiência e descontinuidade do abastecimento de água, ao saneamento das águas plu­viais, à drenagem de dejetos, à ocorrência de epidemias, entre outros fatores, foram determinantes para a contra­tação de Saturnino de Brito. Sob a perspectiva sanitarista, o Plano para Passo Fundo tinha como pressuposto regu­lamentar o crescimento urbano e populacional da cidade, junto ao qual deveriam ser pensadas e executadas ações e obras de saneamento, escoamento das águas, controle do uso e da ocupação do solo e, especialmente, a conso­lidação do ideário de modernização da cidade almejado pelas elites letradas da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirceu Piccinato Junior, Faculdade Meridional - IMED.

Arquiteto e Urbanista. Doutor em Urbanismo. Docente permanente do Programa de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Meridional. Participa do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED).

Caliane Christie Oliveira de Almeida, Faculdade Meridional - IMED.

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Docente permanente do Programa de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Meridional. Participa do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED).

Henrique Aniceto Kujawa, Faculdade Meridional - IMED.

Graduado em História. Doutor em Ciências Sociais. Docente permanente do Programa de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Meridional. Participa do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED).

Referências

ANDRADE, C. R. M. A peste e o plano: o urbanismo sanitarista do Engenheiro Saturnino de Brito. 1992. 281 f. Dissertação (Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. f. 4.

BERTONI, A. A engenharia sanitária a serviço do urbanismo: a contribuição de Saturnino de Brito e Victor da Silva Freire para a construção dos saberes urbanos. Revista Risco, v. 13, n. 22, p. 74-83, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Projetos e relatórios: saneamento de Santa Maria, Cachoeira, Passo Fundo, Rosário e Cruz Alta. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943. p. 163-170. (Obras Completas de Saturnino de Brito, v. 11).

CARDOSO, F. H. Dos governos militares a Prudente-Campos Sales. In: FAUSTO, B. (dir.). O Brasil republicano: estrutura de poder e economia (1989-1930). 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 13-50.

CARRIÇO, J. M. O plano de Saturnino de Brito para Santos: urbanismo e planejamento urbano entre o discurso e a prática. In: CAMPOS, C.; ATIQUE, F.; DANTAS, G. A. F. (org.). Profissionais, práticas e representações da construção da cidade e do território. São Paulo: Alameda, 2013. p. 141-169.

COSTA, E. V. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 7. ed. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.

DANTAS, A. C. C. L. Sanitarismo e planejamento urbano: a trajetória das propostas urbanísticas para Natal entre 1935 e 1969. 2003. 174 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

D’AVILA, N. E. P. Passo Fundo terras de passagem. Passo Fundo: Aldeia Sul, 1996.

FERREIRA, A. L.; DANTAS, G. Surget et ambula: a construção de uma cidade moderna (Natal, 1890 – 1940). Natal: EdUFRN, 2006.

FERRETTO, D. Estruturação urbana de uma cidade média gaúcha. 2012. 176 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

GITAHY, M. L. C. Estudos de História e fundamentos sociais da Arquitetura e do Urbanismo em São Paulo. In: GITAHY, M. L. C. (org.). Desenhando a cidade do século XX. São Carlos: RiMA, 2005. p. 1-10.

INTENDÊNCIA MUNICIPAL. Relatório de Intendência Municipal da gestão de Pedro Lopes de Oliveira, 1918. Passo Fundo: [S.n.], 1918. p. 23-32.

KUJAWA, H. Conflitos territoriais envolvendo indígenas e agricultores: uma análise histórica e jurídica de políticas públicas contraditórias. Curitiba: CRV, 2015.

LEME, M. C. S. (coord.). Urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

LOPES, A. L. B. Sanear, prever e embelezar: o engenheiro Saturnino de Brito, o urbanismo sanitarista e o novo projeto urbano do PRR para o Rio Grande do Sul (1908-1929). 2013. 224 f. Tese (Doutorado em História) — Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

MASCARÓ, J. J.; BONATTO, D. A. M. O sistema de espaços livres de Passo Fundo-RS: escassez e descontinuidade. In: COLÓQUIO QUAPÁ SEL, 9., 2014, Vitória. Anais [...]. Vitória: QUAPÁ SEL, 2014.

NEUMANN, R. M.; MEYRER, M. R. A presença dos imigrantes alemães no espaço urbano em passo fundo. In: TEDESCO, J. C.; BATISTELA, A.; NEUMANN, R. M. A formação étnica de Passo Fundo: história, memória e patrimônio. Erechim: Allprin Varela, 2017. p. 159-189.

SALGADO, I. A construção do Saber Urbano e a Sua Matriz Sanitária. In: SALGADO, I.; BERTONI, A. (org.). Da construção do território ao planejamento das cidades: competências técnicas e saberes profissionais na Europa e nas Américas (1850-1930). São Carlos: RiMA, 2010. p. 3-13.

SIMÕES JUNIOR, J. G. O ideário dos engenheiros e os planos realizados para as capitais brasileiras ao longo da Primeira República. In: CAMPOS, C.; ATIQUE, F.; DANTAS, G. A. F. (org.). Profissionais, práticas e representações da construção da cidade e do território. São Paulo: Alameda, 2013. p. 119-139.

TEDESCO, J. C. A Gare e o trem em Passo fundo: sinergias econômicas: 1898-1878. Porto Alegre: EST, 2015.

TEDESCO, J. C.; BALBINOT, G.; CORTEZE, D. Italianos em Passo Fundo: Final do século XIX e início do século XX. In: TEDESCO, J. C.; BATISTELA, A.; NEUMANN, R. M. (org.). A formação étnica de Passo Fundo: história, memória e patrimônio. Erechim: Allprint Varela, 2017. p. 188-257.

TEDESCO, J. C.; SANDER, R. Madeireiros, comerciantes e granjeiros: lógicas e contradições no processo de desenvolvimento socioeconômico de Passo Fundo (1900-1960). 2. ed. Passo Fundo: UPF, 2005.

TOCHETTO, D. A cidade de Santa Maria e o saneamento de Saturnino de Brito. 2013. 365 f Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

TOCHETTO, D.; FERRAZ, C. O urbanismo de Saturnino de Brito e as ressonâncias provocadas. Revista Risco, v. 13, n. 22, p. 84-101, 2015.

XAVIER E OLIVEIRA, F.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Piccinato Junior, D., Oliveira de Almeida, C. C., & Aniceto Kujawa, H. (2020). O ideário urbano de Saturnino de Brito e o plano de melhoramentos para a cidade de passo fundo (Rio Grande do Sul) | The urban ideas of Saturnino de Brito and the improvement plan for the city of Passo Fundo (Rio Grande do Sul). Oculum Ensaios, 17, 1–20. https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4383

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa