Um olho para ver e ser visto: uma análise do museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Brasil | An eye to see and be seen: An analysis of the Oscar Niemeyer museum, in Curitiba, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4162

Palavras-chave:

Arquitetura contemporânea. Equipamentos culturais. Museu Oscar Niemeyer. Museus. Oscar Niemeyer.

Resumo

Por meio de uma análise eminentemente formal do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o artigo trata de aspectos relativos a última etapa do trabalho do celebre arquiteto moderno carioca, enfocando permanências e transformações ao longo de sua extensa trajetória. Pondera sobre a relevância da produção de equipamentos culturais no contexto de sua obra, e analisa a genealogia do partido arquitetônico do novo setor expositivo do museu: o volume principal suspenso em apoio único. Examina também a relação de complementaridade entre os dois volumes que compõem o museu, ambos projetados por Niemeyer em momentos diferentes de sua carreira, bem como as relações da forma com aspectos funcionais e técnicos.

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Biografia do Autor

Ivo Renato Giroto, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | Departamento de História e Estética do Projeto | R. do Lago, 876, Butantã, 03178‑200, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2019-02-08

Como Citar

Giroto, I. R. (2019). Um olho para ver e ser visto: uma análise do museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, Brasil | An eye to see and be seen: An analysis of the Oscar Niemeyer museum, in Curitiba, Brazil. Oculum Ensaios, 16(1), 101–119. https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4162

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa