A relação entre anúncios comerciais e a paisagem urbana de Roma | The relationship between commercial ads and the urban landscape in Rome

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4061

Palavras-chave:

Anúncios comerciais. Normas de controle. Paisagem urbana.

Resumo

Os mecanismos para controlar a propagação de anúncios comerciais na paisagem urbana, por meio de lei municipais principalmente, evoluem continuamente conforme evoluem as tecnologias utilizadas na fabricação das peças de mídia exterior. O município de Roma tem trabalhado constantemente no aprimoramento de suas normativas de controle de anúncios publicitários reconhecendo neles uma forma profícua de arrecadação de fundos, principalmente, para financiar a conservação e recuperação de bens culturais. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso acerca do controle de anúncios comerciais na cidade de Roma. A pesquisa de caráter qualitativo envolveu análise documental de normas e mapas e a aplicação de passeio walkthrough em doze recortes da cidade de Roma. Os resultados corroboraram os de estudos anteriores, sobretudo acerca das diretrizes que apontam para um controle mais rígido da publicidade em espaço público. No entanto, mostram que e possível abrigar no espaço urbano uma diversidade de mídias sem que se comprometa sua qualidade visual/estética.

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Biografia do Autor

Vanessa Casarin, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina | Programa de Pós‑Graduação em Arquitetura e Urbanismo | Grupo de Pesquisa em Desenho Urbano e Paisagem | Campus Universitário Joao David Ferreira Lima, Trindade, 88040‑900, Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2019-02-08

Como Citar

Casarin, V. (2019). A relação entre anúncios comerciais e a paisagem urbana de Roma | The relationship between commercial ads and the urban landscape in Rome. Oculum Ensaios, 16(1), 39–61. https://doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4061

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa