Padrões arquitetônicos e urbanísticos da inserção dos supermercados nas cidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v15e2018a3948

Palavras-chave:

Comércio, Juiz de Fora, MG, Padrões arquitetônicos, Supermercados

Resumo

Este artigo aborda o tema das relações entre cidade e comércio e tem por objetivo principal analisar os padrões de inserção dos supermercados na cidade. As reflexões levantadas são fruto de quatro estudos de caso realizados em Juiz de Fora, cidade mineira de médio porte, a partir das seguintes categorias de análise: história das ocupações no lote, edifício no lote, volumetria, aspectos do entorno, acessos, fachada e comunicação visual. A metodologia utilizada baseou-se em uma investigação eminentemente de caráter exploratório e qualitativo, alicerçada pelas pesquisas bibliográfica, documental e empírica. Ao final, observou-se que os supermercados seguem lógicas de inserção arquitetônica e urbanística de acordo com o lote e com a localização, além das estratégias da marca em pleno diálogo com o entorno. Destaca-se, também, que, atualmente, os supermercados são, além de lugares de compras diárias, espaços de passeio e lazer, podendo ser entendidos como reflexos do comportamento humano na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Natália Maria Garcia de Oliveira, Centro Universitário Unifaminas

Centro Universitário Unifaminas | Curso de Arquitetura e Urbanismo | Muriaé, MG, Brasil.

Frederico Braida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Engenharia | Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído | R. José Lourenço Kelmer, s/n., Campus Universitário, 36036-900, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Antonio Colchete Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora | Faculdade de Engenharia | Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído | Juiz de Fora, MG, Brasil.

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Publicado

2018-04-03

Como Citar

Oliveira, N. M. G. de, Braida, F., & Colchete Filho, A. (2018). Padrões arquitetônicos e urbanísticos da inserção dos supermercados nas cidades. Oculum Ensaios, 15(1), 67–85. https://doi.org/10.24220/2318-0919v15e2018a3948

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa