Discursos que estruturam o poder simbólico no espaço edificado escolar

Autores

  • Silvia Kimo Costa Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Milton Ferreira da Silva Junior Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0919v14n1a3240

Palavras-chave:

Arquitetura escolar. Cartografia das subjetividades. Discursos.

Resumo

O presente artigo apresenta os principais resultados e discussões da tese intitulada “Discursos Arquitetônicos e Práticas de Ensino e Aprendizagem: fundamentação, disciplinamento e subjetividades produzidas”, que objetivou avaliar como o Poder Simbólico vem se estruturando em instituições escolares em função de três discursos: Arquitetura, Projeto Político Pedagógico e Práticas de Ensino e Aprendizagem docentes. Foram escolhidas três escolas para a pesquisa: uma representativa do ensino particular, localizada em Ilhéus (BA); uma representativa do ensino público, localizada em Itabuna (BA), e outra fundada e dirigida por uma Associação de Pais e Professores e financiada por Organizações não Governamentais, localizada em Uruçuca (BA). A fundamentação teorico‑metodológica baseou‑se na complementaridade entre cinco áreas do conhecimento: Arquitetura, Pedagogia, Sociologia, Psicossociologia e Arqueogenealogia. As técnicas de pesquisa utilizadas foram roteiros para observação e analise das edificações e espaços adjacentes, para fichamento e analise dos Projetos Políticos Pedagógicos e para entrevista semi‑estruturada aplicada a docentes. A análise das informações se deu através de uma matriz de sistematização e triangulação de dados e de diagramas cartográficos da subjetividade.

PALAVRASCHAVE: Arquitetura escolar. Cartografia das subjetividades. Discursos.

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Biografia do Autor

Silvia Kimo Costa, Universidade Federal do Sul da Bahia

¹ Universidade Federal do Sul da Bahia | Instituto de Humanidades, Artes e Ciên‑ cias | Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais. Rod. Itabuna, km 39, BR 415, Campus Jorge Amado, Ferradas, 45613‑204, Itabuna, BA, Brasil | Correspondência de/Correspondence to: costa, S.K.

Milton Ferreira da Silva Junior, Universidade Federal do Sul da Bahia

² Universidade Federal do Sul da Bahia | Instituto de Humani‑ dades, Artes e Ciências | Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais. Itabuna, BA, Brasil.

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Publicado

2017-06-21

Como Citar

Costa, S. K., & Silva Junior, M. F. da. (2017). Discursos que estruturam o poder simbólico no espaço edificado escolar. Oculum Ensaios, 14(1), 111–136. https://doi.org/10.24220/2318-0919v14n1a3240

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa