Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente
investigações tipológicas
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0919v22e2025a12081Palabras clave:
Análise projetual, Argamassa armada, Documentação, Pré-fabricaçãoResumen
Este artigo tem como objeto de estudo a produção dos complexos educacionais dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente no Brasil, cujo projeto piloto foi concebido por uma equipe liderada pelo arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. O objetivo é investigar as problemáticas enfrentadas pelos Centros remanescentes desse programa, que atingiu apenas 7% da meta inicial de 5 mil unidades. O enfoque adotado justifica-se, a priori, pela necessidade em reconhecer e incorporar esse acervo construído dentre as prioridades de gestão dos órgãos governamentais, tendo em vista que enfrentam constantes intercorrências na conservação dos edifícios. A metodologia de análise utiliza, inicialmente, o levantamento e a sistematização de dados sobre o programa e o projeto piloto dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente; na sequência tem-se uma leitura dos desdobramentos desse programa por meio de estudos de casos que compõem uma amostra qualificada de projetos executados; ao final esses casos são comparados ao ideário estabelecido no projeto original. Enquanto resultados
dessas aproximações tem-se uma explanação das variantes tipológicas e projetuais em três escalas de investigação que reproduzem itens de interesse da análise: o lugar (implantação), o edifício (forma) e o componente (materialidade). Em suma, a falta de rigor na escolha dos lotes e na observação dos requisitos de implantação mostrou-se como o primeiro empecilho para o funcionamento desses complexos. Complementarmente, essas implicações são refletidas nas escalas do edifício e componente, que passam a incorporar as inconsistências provenientes de outras materialidades e soluções que não haviam sido previstas inicialmente.
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Citas
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