Psicólogos escolares em Portugal

perfil e necessidades de formação

Autores

  • Sofia Abreu MENDES Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação.
  • Isabel ABREU-LIMA Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação
  • Leandro Silva ALMEIDA Universidade do Minho, Instituto de Educação.

Palavras-chave:

Educação, Educação continuada, Portugal, Psicologia escolar, Psicólogos

Resumo

Tendo por base um inquérito junto a 477 psicólogos escolares de instituições públicas e privadas portuguesas, foram analisados o perfil e as necessidades de formação desse grupo profissional. Os resultados apontam que, a par da formação em áreas diretamente relacionadas com a prática psicológica em contexto escolar, muitos profissionais reportaram ser especializados no domínio da psicologia clínica e da saúde. As necessidades de formação identificadas parecem refletir a natureza dos problemas encontrados na área, como as dificuldades de aprendizagem, a indisciplina, e os problemas de comportamento. Tais necessidades parecem ainda apontar as principais áreas de intervenção desses profissionais, atinentes a necessidades educativas especiais, avaliação e consulta psicológica, e orientação vocacional. Paralelamente, elas evidenciam o desejo desses profissionais em expandir seu campo de atuação para além dos papéis ditos tradicionais. A partir deste estudo podem ser derivadas implicações tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada dos psicólogos escolares.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

MENDES, S. A., ABREU-LIMA, I. ., & ALMEIDA, L. S. (2023). Psicólogos escolares em Portugal: perfil e necessidades de formação. Estudos De Psicologia, 32(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7993

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM