A voz das mentes famintas: a relevância de Danilo Dolci para a Psicologia Cultural da Educação

Autores

Palavras-chave:

Estética, Inclusão Escolar, Psicologia Educacional

Resumo

Danilo Dolci (1924-1997) foi um intelectual italiano, ativista social, sociólogo, educador popular e poeta, que passou
a maior parte de sua vida nas áreas rurais da Sicília, tentando desenvolver uma visão progressista da educação como
parte da emancipação da população da pobreza e do crime organizado. O cerne da pedagogia de Dolci era a ideia do
cidadão como aprendiz e do aprendiz como cidadão. O ideal de educação promovido, também se referindo a Freire e
Gandhi, era o de “cidadão do mundo”, capaz de superar uma atitude colonialista e opressora. Ao contrário, o que o
sujeito é se origina nas raízes culturais e o torna capaz de reconhecer que ele é igual às outras pessoas no mundo. Para
desenvolver seu ideal pedagógico, Dolci apostou na estética e na práxis, reconhecendo o valor do ser humano como parte da natureza. Finalmente, discute-se neste trabalho como as visões de Dolci sobre a educação podem fornecer novas perspectivas úteis para o desenvolvimento da psicologia cultural da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amato, J. A. (1978). Danilo Dolci: a nonviolent reformer in Sicily. Italian Americana, 4(2), 215-235. www.jstor.org/stable/41330631

Baldassaro, L. (2015). Peace profile: Danilo Dolci. Peace Review, 27(1), 100-107. https://doi.org/10.1080/10402659.2015.1000200

Bruner, J. S. (1996). The culture of education. Cambridge: Harvard University Press.

Dolci, D. (1976). Feeding hungry minds. The Urban Review, 9(1), 3-7.

Dolci, D. (1968). Inventare il futuro. Bari: Laterza.

Dolci, D. (1985). Palpitare di nessi: ricerca di educare creativo a un mondo nonviolento. Roma: Armando.

Dolci, D. (1973). The maieutic approach: the plan of a new educational centre at Partinico. Prospects, 3(2), 137-146.

Dolci, D. (1960). The outlaws of partinico. London: Macgibbon & Kee.

Dolci, D., & Rodari, G. (1979). Il ponte screpolato. Torino: Stampatori.

Faure, E., Herrera, F., Kaddoura, A.-R., Lopes, H., Petrovsky, A. V., Rahnema, M., & Champion, W. F. (1972). Learning to Be: the world of education today and tomorrow. Paris: Unesco.

Coppola, C., Mollo, M., & Pacelli, T. (2015). The development of logical tools through socially constructed and culturally situated activities. In M. V. Dazzani, M. Ristum, G. Marsico, & A. C. Bastos (Eds.), Educational contexts and borders through a cultural lens: looking inside, viewing outside (pp.163-176). Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978- 3-319-18765-5

Coppola, C., Mollo, M., & Pacelli, T. (2019). The worlds’ game: collective language manipulation as a space to develop logical abilities in a primary school classroom. European Journal of Psychology of Education, 34(4), 783-799. https://doi.org/10.1007/s10212-018-0401-1

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2000). Pedagogy of the oppressed (30th ed.). New York: Continuum.

Gomes, R., Dazzani, V., & Marsico, G. (2018). The role of responsiveness within the self in transitions to university. Culture and Psychology, 24(1), 49-59. https://doi.org/10.1177/1354067X17713928

Marsico, G. (2017). Jerome S. Bruner: manifesto for the future of education. Infancia y Aprendizaje, 40(4), 754-781. https://doi.org/10.1080/02103702.2017.1367597

Marsico, G. (2018). The challenges of the Schooling from Cultural Psychology of Education. Integrative Psychological and Behavioural Sciences, 52(3),474-489. https://doi.org/10.1007/s12124-018-9454-6

Mazzoni, D., & Cicognani, E. (2013). Water as a commons: an exploratory study on the motives for collective action among Italian water movement activists. Journal of Community and Applied Social Psychology, 23(4), 314-330. https://doi.org/10.1002/casp.2123

Ragone, M. (2011). Le parole di Danilo Dolci: anatomia lessicale. Foggia: Edizioni del Rosone.

Rhodes, P., Azim, K. A., Saab, K., Nelson, R., River, J., Parker, L., … Cook, A. (2019). We are barometers of the city; collected poems by psychologists. Human Arenas, 2(2), 170-185. https://doi.org/10.1007/s42087-018-0033-7

Sato, T., Mori, N., & Valsiner, J. (2016). Making of the future: the trajectory Equifinality approach in cultural psychology. Charlotte: Information Age Publishing.

Savarese, G., Fasano, O., Pecoraro, N., Mollo, M., Carpinelli, & Cavallo, P. (2019). Counseling for university students. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a Cultural Psychology perspective (pp. 98-111). London: Routledge.

Schliewe, S., Chaudhary, N., & Marsico, G. (Eds.). (2018). Cultural psychology of intervention in the globalized world. Charlotte: Information Age Publishing.

Tateo, L. (2018a). Education as “Dilemmatic Field”. Integrative Psychological and Behavioral Science, 52(3), 388-400. https://doi.org/10.1007/s12124-018-9429-7

Tateo, L. (2018b). Ideology of success and the dilemma of education today. In A. C. Joerchel & G. Benetka (Eds.), Memories of Gustav Ichheiser (pp. 157-164). Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72508-6_9

Tateo, L. (2019). Introduction: the inherent ambivalence of educational trajectories and the zone of proximal development with reduced potential. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a Cultural Psychological perspective (pp. 1-21). London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315101095-1

Tateo, L. (2020). The Golem of Psychology and the Ecosystemic Epistemology. Integrative Psychological and Behavioral Science, 54, 667-676. https://doi.org/10.1007/s12124-020-09532-5

Vitiello, J., & Polidoro, M. (1980). Danilo Dolci: clarifying the myths. Italian Americana, 6(2), 193-209. Retrieved from www.jstor.org/stable/29776009

Publicado

2022-07-25

Como Citar

TATEO, L. . (2022). A voz das mentes famintas: a relevância de Danilo Dolci para a Psicologia Cultural da Educação. Estudos De Psicologia, 39, 1–11. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6476

Edição

Seção

DOSSIÊ | PSICOLOGIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO