A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno

Autores/as

  • Altemir José Gonçalves BARBOSA Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de Minas Gerais.
  • Renata Araújo CAMPOS Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Departamento de Psicologia
  • Tássia Azevedo VALENTIM Psicólogas.

Palabras clave:

Ambiente da sala de aula, Desenvolvimento psicossocial, Interação professor-aluno

Resumen

O presente estudo teve como objetivo identificar as percepções de professores quanto à relação professor-aluno, a partir da aplicação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno, versão reduzida e traduzida da Student-Teacher Relationship Scale, relacionando seus domínios a características dos discentes, no que tange às variáveis necessidade educacional especial, sexo, cor/raça, série e idade. Na pesquisa, 21 professoras regentes de seis escolas públicas da cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, avaliaram a relação que mantêm com todos os discentes de suas turmas, perfazendo um total de 495 escalas referentes a estudantes de salas-alvo, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que a relação professor-aluno é mais conflituosa e menos positiva quando se trata de discentes do sexo masculino e com necessidade educacional especial. Observou- -se uma relação mais positiva com estudantes nos anos iniciais de escolarização, e mais negativa quanto mais velho fosse o aluno. Estudos adicionais são recomendados.

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Publicado

2011-12-31

Cómo citar

BARBOSA, A. J. G., CAMPOS, R. A., & VALENTIM, T. A. (2011). A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno. Estudos De Psicologia, 28(4). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/9010