Adolescente em liberdade assistida e a escola

Autores/as

  • Ivani Ruela de Oliveira SILVA Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Leila Maria Ferreira SALLES Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Palabras clave:

Adolescente, Ato infracional, Escola, Liberdade assistida, Medida socioeducativa

Resumen

Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Adorno, S. (1991). A socialização incompleta: os jovens delinqüentes expulsos da escola. Cadernos de Pesquisa, 79, 76-80.

Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora.

Brasil. (1990). Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Senado.

Cabral, S. H., & Sousa. S. M. G. (2004). O histórico processo de exclusão/inclusão dos adolescentes autores de ato infracional no Brasil. Psicologia em Revista, 10 (15), 71-90.

Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (2003). Coleção educação e cidadania: 17 módulos. São Paulo: CENPEC.

Cervo, A. L., Bervian, P. A; Silva, R. (2007). Metodologia científica (6ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Charlot, B. (1996). Relação com o saber e com a escola entre estudantes da periferia. Cadernos de Pesquisa, (97), 47-63.

Del Priore, M. (Org.) (1999). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto.

Dubet, F. (2003). A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, (19), 29-45.

Ferraro, A. R. (1999). Diagnóstico da escolarização no Brasil. Recuperado outubro 24, 2008, disponível em: <http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital>.

Gentili, P. (Org.) (1995). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes.

Londoño, F. T. (1992). A origem do conceito menor. In M. Del Priore (Org.), História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto.

Lüdke, M., & André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.

Marcílio, M. L. (1998). História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec.

Passetti, E. (1992). O menor no Brasil republicano. In M. Del Priore (Org.), História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto.

Rizzini, I. (1995). Crianças e menores: do pátrio poder ao pátrio dever: um histórico da legislação para a infância no Brasil (1830 - 1990). In F. Pilotti & I. Rizzini (Org.), A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Interamericano del Nino.

Silva, R. Pobreza e exclusão social no Brasil: 300 anos de políticas públicas para a criança brasileira. Santa Catarina: Unicef, 1998. Recuperado abril 30, 2008, disponível em <http://www.facom.ufba.br/pretextos/silva1.html>.

Volpi, M. (Org.) (1999). O adolescente e o ato infracional (3ª ed.). São Paulo: Cortez.

Volpi, M. (2001) Sem liberdade, sem direitos: a privação da liberdade na percepção do adolescente. São Paulo: Cortez.

Publicado

2011-09-30

Cómo citar

SILVA, I. R. de O., & SALLES, L. M. F. (2011). Adolescente em liberdade assistida e a escola. Estudos De Psicologia, 28(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8910