Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade

Autores/as

  • Susana CAIRES Universidade do Minho, Instituto de Educação.
  • Cândida SILVA Escola Secundária de Vila do Conde.

Palabras clave:

Adolescentes, Coping, Ensino secundário, Stress

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revelam níveis de stress medianos, destacando-se a área acadêmica como a de maior dificuldade. A “Procura de apoio fora da família”; a “Resolução ativa dos problemas” e a “Distração e relativização da situação” surgem como as estratégias de coping mais frequentes. Destaca-se o papel diferenciador das variáveis gênero, escolaridade dos pais e rendimento escolar dos alunos nos níveis de stress experienciado.

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Publicado

2011-09-30

Cómo citar

CAIRES, S., & SILVA, C. (2011). Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de escolaridade. Estudos De Psicologia, 28(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8892