Validação de conteúdo de cenas do teste de conhecimento tático no tênis

Autores/as

  • Layla Maria Campos ABURACHID Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte.
  • Pablo Juan GRECO Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte.

Palabras clave:

Julgamento, Tênis, Validade de construto

Resumen

Este estudo relata a utilização sistemática do método de validade de conteúdo usado para validar cenas de vídeo de jogos de tênis. Um painel de cinco peritos avaliou as imagens em movimento através dos critérios de clareza da linguagem, pertinência prática e representatividade do item. Os resultados ilustraram como cenas de jogos de tênis em situação de tomada de decisão podem se tornar itens validados, considerando-se valores acima de 0,80. A validação das cenas teve como objetivo estabelecer itens para a criação de um teste de conhecimento tático declarativo direcionado a avaliar o nível de tomada de decisão e percepção de tenistas. A utilização de cenas que apresentam imagens de situações reais do jogo de tênis, avaliadas por um painel de juízes, mostrou-se um procedimento eficaz para delimitação das cenas, com aproveitamento de 39 das 43 cenas selecionadas para a criação do teste.

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Publicado

2011-06-30

Cómo citar

ABURACHID, L. M. C., & GRECO, P. J. (2011). Validação de conteúdo de cenas do teste de conhecimento tático no tênis. Estudos De Psicologia, 28(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8879