Os bebês com síndrome de Down e seus pais

novas propostas para intervenção

Autores/as

  • Fernanda TRAVASSOS-RODRIGUEZ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
  • Terezinha FÉRES-CARNEIRO Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Palabras clave:

Intervenção precoce, Relação pais-criança, Síndrome de Down

Resumen

Esta investigação teve por objetivo estudar as concepções de pais e de profissionais sobre a comunicação do diagnóstico da síndrome de Down nas maternidades, bem como avaliar o dispositivo de estimulação precoce. Foram entrevistados seis mães e um pai, e oito profissionais. Das cinco categorias que emergiram da análise do conteúdo das entrevistas, duas foram destacadas neste trabalho: o momento da notícia e a estimulação precoce. Verificou-se que os pais sentem-se pouco acolhidos nas maternidades e pouco incluídos nos procedimentos de estimulação dos filhos. Constatou-se ainda que os profissionais dos centros obstétricos, que comunicam aos pais o diagnóstico do filho, e os terapeutas que realizam a estimulação precoce do bebê, em geral, não consideram os aspectos relacionais entre os membros do conjunto pais-bebê-profissionais como parte do próprio trabalho. Este trabalho apresenta uma proposta inovadora, com formas alternativas de atendimento que incluam os aspectos vinculares nesses dispositivos clínicos.

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Publicado

2012-12-31

Cómo citar

TRAVASSOS-RODRIGUEZ, F., & FÉRES-CARNEIRO, T. (2012). Os bebês com síndrome de Down e seus pais: novas propostas para intervenção. Estudos De Psicologia, 29(Suplemento 1). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8843