Valores e criatividade em trabalhadores portugueses
Palabras clave:
Criatividade no trabalho, Trabalhadores, Valores sociaisResumen
Pretendeu-se caracterizar o sistema de valores e os níveis de criatividade de uma amostra de trabalhadores portugueses, bem como analisar as diferenças entre grupos com base nas variáveis: sexo, habilitações literárias, tipo de empresa e estatuto socioprofissional. O estudo da correlação entre os níveis de criatividade e os valores de vida foi, também, objeto de análise. A amostra foi constituída por 198 indivíduos, 91 do sexo masculino e 107 do sexo feminino. Para operacionalização das variáveis foram utilizados o Inventário dos Valores de Vida e o Test for Creative Thinking-Drawing Production. Entre os principais resultados salienta-se a correlação positiva entre o valor Criatividade e o nível de criatividade. Quando consideradas as variáveis sexo e empresa pública versus privada, foram encontradas diferenças estatísticamente significativas para o nível dos valores. As implicações dos resultados serão discutida
Descargas
Citas
Almeida, L. (2007). O inventário dos valores de vida. In M. R. Simões, C. Machado, M. M. Gonçalves & L. Almeida
(Coords.), Avaliação psicológica: instrumentos validados para a população portuguesa (pp.169-187). Coimbra: Quarteto.
Almeida, L., & Ibérico Nogueira, S. (2009a). Creativity and values: Studies with American missionaires and Portuguese samples. Proceedings of 11th European Congress of Psychology. Oslo, Norway, 10 July.
Almeida, L., & Ibérico Nogueira, S. (2009b). Psychometric Evaluation of Creativity: Portuguese Studies. 11th European Conference on Creativity and Innovations. Bruxelas, Bélgica, 28-30 Outubro.
Almeida, L., Ibérico Nogueira, S., & Bahia, S. (2007). Assessing creativity: The Test for Creative Thinking-Drawing Production (TCT-DP) the concept, application, evaluation and portuguese studies. Proceedings of the 10th European Congress of Psychology. Prague, 12 July.
Almeida, L., & Ibérico Nogueira, S., & Urban, K. (2007). Assessing creativity: The Test for Creative Thinking- Drawing Production (TCT-DP) the concept, application, evaluation and portuguese studies. Proceedings of the 10th European Congress of Psychology. Prague, 12 July.
Almeida, L., & Lopes, M. (2004). Inventário dos valores de vida: estudos com adultos portugueses. Revista do Comportamento Organizacional e Gestão, 10(2), 189-206.
Amabile, T. M. (1998). How to kill creativity. Harvard Business Review, 76(5), 77-87.
Amabile, T. M. (1983). The social psychology of creativity. New York: Springer-Verlag.
Amabile, T. M., Hadley, C. N., & Kramer, S. J. (2002). Creativity under the Gun. Harvard Business Review, 80(8), 52-61.
Bandura, A. (1993). Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, 28(2), 117-148.
Basadur, M. (1997). Organizational development interventions for enhancing creativity in the workplace. The Journal of Creative Behavior, 31(1), 59-72.
Brown, D. (1996). A holistic, values-based model of life role decision making and satisfaction. In D. Brown & L. Brooks and Associates. Career choice and development (3rd ed., pp.337-372). San Francisco: Jossey-Bass.
Brown, D., & Crace, R. C. (1995). Values and life role decision making. Career Development Quarterly, 44(1), 211-223.
Bridges, J. S. (1989). Sex differences in occupational values. Sex Roles, 20 (3/4), 205-211.
Csikszentmihalyi, M. (1988). Where is the evolving milieu? A response to Gruber. Creativity Research Journal, 1(1), 60-62.
de Vaus, D., & McAllister, I. (1991). Gender and work orientation. Work and Occupations, 18(1), 72-93.
Ekvall, G. & Ryhammar, L. (1999). The creative climate: Its determinants and effects at a Swedish University. Creativity Research Journal, 12(4), 303-310.
Erez, M., Borochov, O., & Manheim, B. (1989). Work values of youth: Effects of sex role typing. Journal of Vocational Behavior, 34(3), 350-366.
Fiather, N.T. (1992). Values, valences, expectations, and actions. Journal of Social Issues, 48(2), 109-124. Ibérico Nogueira, S., & Almeida, L. (2010). Caracterização dos níveis de criatividade em adultos portugueses. Comunicação Comunicação apresentada no 3º Congresso Brasileiro: Psicologia, Ciência e Profissão. São Paulo, 3 de Setembro.
Janis, I. L., & Mann, L. (1977). A psychological analysis of conflict, choice and commitment. New York: Free Press.
Mathisen, G. E. & Einarsen, S. (2004). A review of instruments assessing creative and innovative environments within organizations. Creativity Research Journal, 16(1), 119-140.
Mostafa, M. (2005). Factors affecting organisational creativity and innovativeness in Egyptian business organisations: An empirical investigation. The Journal of Management Development, 24(1), 7-33.
Mumford, M. D., & Simonton, D. K. (1997). Creativity in the workplace: people, problems, and structures. The Journal of Creative Behaviour, 31(1), 1-6.
Pryor, R (1979). In search of a concept: Work values. Vocational Guidance Quaterly, 27(1), 250-256.
Rokeach, M. (1973). The nature of human values. New York: Free Press.
Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1996). Investing in creativity. American Psychologist, 51(7), 677-688.
Super, D. E. (1990). A life-span, life-space approach to career development. In D. Brown & L. Brooks (Eds.), Career choice and development (2ª ed., pp.197-261). San Francisco: Jossey-Bass.
Super, D. E. (1980). A life-span, life-space approach to career development. Journal of Vocational Behavior, 16(3), 282-298.
Urban, K. (2004). Assessing creativity: The test for creative thinking, Drawing production (TCT-DP). The concept, application, evaluation, and international studies. Psychology Science, 46(3), 387-397.
Urban, K. (1991). On the development on creativity in children: A study with the Test of Creative Thinking- Drawing Production (TCT-DP). The Creativity Research Journal, 4(2), 177-191.
Urban, K. K., & Jellen, H. G. (1986). Assessing creative potential via drawing production: The Test for Creative Thinking- Drawing Production (TCT-DP). In A. J. Cropley, K. K. Urban, H. Wagner & W. Wieczerkowski (Orgs.), Giftedness: A continuing worldwide challenge (pp.163-169). New York: Trillium Press.
Vroom, V. H. (1964). Work and motivation. New York: Wiley.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Leonor ALMEIDA, Sara IBÉRICO NOGUEIRA, Adelaide Lopes JESUS, Teresa MIMOSO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.