Valores e criatividade em trabalhadores portugueses

Autores/as

  • Leonor ALMEIDA Instituto Superior de Gestão, Curso de Gestão do Potencial Humano, Departamento de Mestrados
  • Sara IBÉRICO NOGUEIRA Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Faculdade de Psicologia, Curso de Psicologia
  • Adelaide Lopes JESUS Instituto Superior de Gestão. Departamento de Mestrados, Curso de Gestão do Potencial Humano.
  • Teresa MIMOSO Instituto Superior de Gestão. Departamento de Mestrados, Curso de Gestão do Potencial Humano.

Palabras clave:

Criatividade no trabalho, Trabalhadores, Valores sociais

Resumen

Pretendeu-se caracterizar o sistema de valores e os níveis de criatividade de uma amostra de trabalhadores portugueses, bem como analisar as diferenças entre grupos com base nas variáveis: sexo, habilitações literárias, tipo de empresa e estatuto socioprofissional. O estudo da correlação entre os níveis de criatividade e os valores de vida foi, também, objeto de análise. A amostra foi constituída por 198 indivíduos, 91 do sexo masculino e 107 do sexo feminino. Para operacionalização das variáveis foram utilizados o Inventário dos Valores de Vida e o Test for Creative Thinking-Drawing Production. Entre os principais resultados salienta-se a correlação positiva entre o valor Criatividade e o nível de criatividade. Quando consideradas as variáveis sexo e empresa pública versus privada, foram encontradas diferenças estatísticamente significativas para o nível dos valores. As implicações dos resultados serão discutida

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Publicado

2013-09-30

Cómo citar

ALMEIDA, L., IBÉRICO NOGUEIRA, S., JESUS, A. L., & MIMOSO, T. (2013). Valores e criatividade em trabalhadores portugueses. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8669