Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo

Autores/as

  • Vera Lucia Trevisan de SOUZA Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Pós-Graduação em Psicologia.
  • Paula Costa de ANDRADA Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Pós-Graduação em Psicologia

Palabras clave:

Materialismo dialético, Psicologia Histórico-Cultural, Psiquismo, Vygotsky (Lev)

Resumen

Este artigo é resultado de muitas leituras, estudos, reflexões e debates de um grupo de pesquisa que toma a Psicologia Histórico- -Cultural como aporte teórico e metodológico. Sua natureza é teórica, visto que decorre dos escritos de alguns de seus estudiosos para apresentar compreensões das ideias centrais de Vigotski, principal teórico da referida abordagem. Objetivamos reunir e discutir conceitos-chave desse autor, os quais se encontram dispersos em sua obra, com o intuito de apresentar suas possibilidades de interpretação e aplicação em estudo e práticas sobre o desenvolvimento humano. A complexidade da obra do autor demanda inúmeras investigações devido ao caráter dialético e complexo de suas postulações. Buscamos, assim, demonstrar neste texto a plausibilidade de sua teoria para explicar os fenômenos psicológicos, oferecendo contribuições e sugerindo ações que possam respaldar a prática do psicólogo em contextos institucionais, principalmente a escola.

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Publicado

2013-09-30

Cómo citar

SOUZA, V. L. T. de, & ANDRADA, P. C. de. (2013). Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8636

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM