Amizade em meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Autores/as

  • Soraya da Silva SENA Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia
  • Luciana Karine de SOUZA Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia

Palabras clave:

Criança, Desenvolvimento infantil, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Resumen

Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade tendem a participar de relações de pares insatisfatórias, podendo ser rejeitadas socialmente e até vitimizadas. O objetivo deste trabalho foi de comparar a percepção da qualidade da melhor amizade e do conflito nessa relação, em 17 meninos com e 19 sem Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, de sete a nove anos de idade, por meio de entrevista semiestruturada e da Escala da Qualidade da Amizade. Os meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade não diferenciaram daqueles sem o transtorno na percepção da qualidade da amizade; destes últimos, os mais velhos pontuaram melhor o amigo. Foi maior a percepção de situações de conflito com o amigo por parte de meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, inclusive dos mais velhos. É possível que o portador de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade perceba mais os conflitos com o amigo em virtude do aumento etário, pois o avanço sociocognitivo pode auxiliar a captar melhor as reações negativas dos pares a seu comportamento frequentemente desrespeitoso às regras sociais

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Citas

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Publicado

2013-09-30

Cómo citar

SENA, S. da S., & SOUZA, L. K. de. (2013). Amizade em meninos com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8630

Número

Sección

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM