Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza

Autores/as

  • João Coelho Barbosa Professor da Universidade Federal do Ceará.
  • Edwiges F. M. Silvares Professora da Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

clínicas-escola, distúrbios de comportamentos infantil, dificuldades escolares

Resumen

Trata-se de um estudo realizado na cidade de Fortaleza que levantou as principais características do atendimento psicológico realizado por clínicas-escola de Psicologia. O trabalho envolveu a caracterização da população infantil atendida durante os anos de 1988 a 1990,e o levantamento de alguns aspectos do funcionamento destas instituições, com o tipo de atendimento realizado e o encaminhamento dado nos casos de clientes infantis. Todos os dados levantados estavam disponíveis nos prontuários existentes, totalizando um número de 4446 clientes inscritos neste período. Destes, 2186 eram prontuários de crianças (de até 15 anos de idade), os quais foram analisados em maior profundidade. Os resultados revelaram que a maioria desta população era composta de crianças de 6 a 10 anos, do sexo masculino, geralmente encaminhadas pela escola, e com queixas principalmente ligadas a distúrbios de comportamentos explícitos, ou relacionadas a dificuldades escolares. Os dados da pesquisa referentes ao funcionamento específico das instituições, como os tipos de atendimento, número de sessões realizadas e resultado do atendimento realizado deverão ser discutidos em artigo posterior.

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Publicado

1994-12-31

Cómo citar

Coelho Barbosa, J. ., & F. M. Silvares, E. (1994). Uma caracterização preliminar das clínicas-escola de Fortaleza. Estudos De Psicologia, 11(3), 50–56. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8185