A afetividade na relação educativa

Autores/as

  • Marinalva Lopes RIBEIRO Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Ambiente em sala de aula, Educação afetiva, Interação professor-aluno

Resumen

Este artigo tem como foco a afetividade na relação educativa. Nos documentos científicos e governamentais analisados, a afetividade é considerada importante para a aprendizagem escolar. Apesar disso, constata-se que a dimensão afetiva parece ser negligenciada tanto na prática educativa dos professores do ensino fundamental, quanto nos currículos dos cursos de formação docente no ensino superior. Na busca de explicação para o problema, analisamos as características dos professores em exercício no Brasil, a falta de inter-relação entre os aspectos cognitivos, emocionais e afetivos e a insuficiência de obras relativas à afetividade na relação educativa. Apontamos, como conclusão, que os formadores devem discutir a possibilidade de buscar um equilíbrio entre a dimensão afetiva e a cognitiva no currículo dos cursos de formação de professores.

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Publicado

2010-09-30

Cómo citar

RIBEIRO, M. L. . (2010). A afetividade na relação educativa. Estudos De Psicologia, 27(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7160