Estudos de validade entre instrumentos que avaliam habilidades linguísticas

Autores/as

  • Neide de Brito CUNHA Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco

Palabras clave:

Compreensão da leitura, Escrita, Distúrbios de aprendizagem, Psicometria, Teste de Cloze

Resumen

Medidas de construtos psicológicos tornam-se mais eficazes à medida que acumulam mais evidências de validade. Nessa perspectiva, este estudo teve por objetivo buscar evidências de validade convergente entre a Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita, a Escala de Reconhecimento de Palavras e o Teste de Cloze. Foram averiguadas as habilidades linguísticas e investigada a variável série para buscar derivar evidências de validade de critério. Participaram 266 crianças, entre 8 e 13 anos de idade, de ambos os sexos, de terceiras e quartas séries do ensino fundamental de escolas públicas, particulares e do Sesi, do interior de São Paulo. Os resultados permitiram encontrar evidência de validade de critério pela série somente no Reconhecimento de Palavras. A análise da correlação entre as médias do Reconhecimento de Palavras e o Cloze, pelas categorias do Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita, também indicou índices altamente significativos, permitindo encontrar evidência de validade convergente entre os instrumentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alliende, F., & Condemarín, M. (1987). Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento Porto Alegre: Artes Médicas.

American Educational Research Association. (1985). Standards for educational and psychological testing Washington, DC: American Psychological Association.

Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica Porto Alegre: Artes Médicas.

Campbell, D. T. (1960). Recommendations for APA test standards regarding construct, trait, and discriminant validity. American Psychologist, 15 (4), 546-553.

Condemarín, M., & Milicic, N. (1994). Test de Cloze: procedimiento par el desarrollo y la evaluación de la comprensión lectora Santiago de Chile: Andrés Bello.

Conselho Federal de Psicologia. (2001). Resolução nº 025/2001 Recuperado em agosto 21, 2006, disponível em http://www.pol.org.br

Conselho Federal de Psicologia. (2003). Resolução nº 002/2003 Recuperado em agosto 21, 2006, disponível em http://www.pol.org.br

Cronbach, L. J. (1960). Essentials of psychological testing (2nd ed.). New York: Harper & Brothers.

Cronbach, L. J., & Meehl, P.E. (1955). Construct validity in psychological tests. Psychological Bulletin, 52 (2), 281-302.

Goldstein, G., & Hersen, M. (2000). Historical perspectives. In G. Goldstein & M. Hersen (Orgs.), Handbook of psychological assessment (pp.3-17). Kidlington, Oxford: Pergamon.

Irwin, J. W., & Doyle, M. A. (1992). Reading/writing connections: learning from research Newark: IRA.

Jardim, W. R. S. (2001). Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental: manual de identificação e intervenção São Paulo: Edições Loyola.

Kintsch, W., & van Dijk, T. A. (1978). Toward a model of text comprehension and production. Psychological Review, 85 (5), 363-394.

Kintsch, W. (1994). Text comprehension, memory and learning. American Psychologist, 49 (4), 294-303.

Kopke Filho, H. (2001). Estratégias em compreensão da leitura: conhecimento e uso por professores de língua portuguesa Tese de doutorado não-publicado, Universidade de São Paulo.

Muñiz, J. (2004). La validación de los testes. Metodología de las Ciencias del Comportamiento, 5 (2), 121-141.

Noronha, A. P. P. (2002). Problemas mais graves e mais frequentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia Reflexão e Crítica, 15 (1), 135-142.

Noronha, A. P. P., Freitas, F. A., & Ottati, F. (2001). Informações contidas nos manuais de testes de inteligência. Psicologia em Estudo, 6 (2), 101-106.

Noronha, A. P. P., Freitas, J. V., Baldo, C. R., Barbini, P. F., & Almeida, M. C. (2004). Conhecimento de estudantes a respeito de conceitos de avaliação psicológica. Psicologia em Estudo, 9 (2), 263-269.

Noronha, A. P. P., Oliveira, K. L., & Beraldo, F. N. M. (2003). Instrumentos psicológicos mais conhecidos e utilizados por estudantes e profissionais de Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, 7 (1), 47-56.

Pasquali, L. (1998). Princípios de elaboração de escalas psicológicas. Revista de Psiquiatria Clínica, 25 (5), 206-213.

Pasquali, L. (2003). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação Petrópolis: Vozes.

Prieto, G., & Muñiz, J. (2000). Un modelo para evaluar la calidad de los tests utilizados en España. Papeles del Psicólogo, 77 (1), 65-75.

Pugh, S. L., & Pawan, F. (1991). Reading, Writing and Academic Literacy. In R. F. Flippo & D. C. Caverly (Eds.), College reading and study strategy programs Newark, Delaware: IRA.

Ramsay, M. C., & Reynolds, C. R. (2000). Development of a scientific test: a practical guide. In G. Goldstein & M. Hersen (Orgs.), Handbook of psychological assessment (pp.21-42). Kidlington, Oxford: Pergamon.

Santos, A. A. A. (1997). Programas de remediação: uma alternativa para o desenvolvimento da compreensão em leitores adultos. Proposições, 5 (1), p.115.

Santos, A. A. A. (2005). Evidências de validade de critério para o teste de Cloze. Manuscrito não-publicado, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

Santos, A. A. A., Primi, R., Taxa, F., & Vendramini, C. M. M. (2002). O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15 (3), 549-560.

Sisto, F. F. (2001). Dificuldade de aprendizagem em escrita: um instrumento de avaliação (ADAPE). In F. F. Sisto, E. Boruchovitch & L. D. T. Fini (Orgs.), Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico (pp.190-213). Petrópolis: Vozes.

Sisto, F. F. (2002). Avaliação de dificuldade de aprendizagem: uma questão em aberto. In F. F. Sisto, E. A. Dobránszky & A. Monteiro (Orgs.), Cotidiano escolar: questões de leitura, matemática e aprendizagem (pp.121-141). Petrópolis: Vozes.

Sisto, F. F. (2004). Evidências de validade de critério para a escala de reconhecimento de palavras. Manuscrito não-publicado, Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

Sisto, F. F., Codenotti, N., Costa, C. A. J., & Nascimento, T. C. N. (1979). Testes psicológicos no Brasil: o que medem realmente. Educação e Sociedade, 2 (2), 152-165.

Spies, R. A., & Plake, B. S. (2005). The Sixteenth mental measurements yearbook. Nebraska: Hardbound.

Taylor, W. L. (1953). Cloze procedure: a new tool for measuring readability. Journalism Quarterly, 30 (3), 415-433.

Vendramini, C. M. M., & Noronha, A. P. P. (2002). Estudo comparativo entre testes de inteligência e de personalidade. Psico, 33 (2), 413-426.

Publicado

2010-09-30

Cómo citar

CUNHA, N. de B. ., & SANTOS, A. A. A. dos . (2010). Estudos de validade entre instrumentos que avaliam habilidades linguísticas. Estudos De Psicologia, 27(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7151