Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares

Autores/as

  • Maria Vanderléia Matos ARAÚJO Universidade Federal de São Paulo
  • Márcia Regina Fumagalli MARTELETO Universidade Nove de Julho
  • Teresa Helena SCHOEN-FERREIRA Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

Educação infantil, Linguagem infantil, Vocabulário

Resumen

Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo. Participaram 159 alunos - 56% do 1º estágio e 44% do 3º estágio - de uma escola de Educação Infantil do Município de São Paulo. Foi utilizado o Teste de Vocabulário por Imagens Peabody, que avalia o desenvolvimento lexical no domínio receptivo. Após autorização da direção da escola e dos pais, as crianças foram avaliadas individualmente. Houve um desempenho inferior ao esperado para a idade em 61% das crianças. Os alunos do 1º estágio saíram-se melhor do que os do 3º estágio. O gênero da criança e a escolaridade da mãe não interferiram no desempenho do teste. Conclui-se que é importante, já na pré-escola, um trabalho mais intensificado com vocabulário para as crianças desenvolverem seu potencial comunicativo.

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Publicado

2010-06-30

Cómo citar

ARAÚJO, M. V. M. ., MARTELETO, M. R. F. ., & SCHOEN-FERREIRA, T. H. . (2010). Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares. Estudos De Psicologia, 27(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7136