Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa

Autores/as

  • Gabriel José Chittó GAUER Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristine BOAZ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Prisla Ücker CALVETTI Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Leonardo Machado da SILVA Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Adolescentes, Avaliação, Crianças, Fobia social

Resumen

O diagnóstico de fobia social é o mais prevalente dentre os transtornos de ansiedade. Alguns instrumentos de avaliação diagnóstica vêm sendo validados no Brasil visando a avaliações cada vez mais precisas e específicas para cada faixa etária. O objetivo deste estudo foi revisar os instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes validados no Brasil e fazer uma discussão sobre os mais utilizados, bem como sobre as intervenções para este transtorno. Com este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica em bases de dados. Pôde-se observar um número significativo de estudos sobre instrumentos validados para avaliação de fobia social para crianças e adolescentes, porém com pouca expressão e utilização clínica. Em relação à intervenção da fobia social, o Brasil se destaca nas intervenções psicoterapêuticas estruturadas para auxiliar na melhora do transtorno, embora nenhum protocolo desenvolvido e validado no Brasil tenha sido encontrado neste estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

American Psychiatric Association. (1994). Task force on nomenclature and statistics. Diagnostic and statistical manual of mental disorders, 4. Washington: APA.

Beck, J. S. (1997). Terapia cognitiva: teoria e prática Porto Alegre: Artes Médicas.

Beidel, D. C., & Turner, S. M. (1998). Shy children, phobic adults: nature and treatment of social phobia. Washington: American Psychological Association.

Gauer, G. J. C., Picon, P., Turner, S. M., & Beidel, D, (2003). Social phobia and anxiety inventory for Children (SPAIC) validation in a Brazilian children sample. In American Psychiatric Association, Annual meeting, Arlington, VA: American Psychiatric Association.

Gauer, G. J. C., Picon, P., Vasconcellos, S. J. L., Turner, S. M., & Beidel, D. (2005). Social phobia and anxiety inventory for Children (SPAI-C) validation in a Brazilian children sample. Brazilian Journal of Medical and Biological Resesarch, 38, 795-800.

Gauer, G. J. C., Picon, P., Oliveira, M. S., Rodríguez, J. O. Dias, H.Z.J., Isolan, L.R., et al. (2007). Avaliação de mudanças clínicas através do Inventário de Fobia Social para crianças em uma amostra de adolescentes com ansiedade social: dados preliminares. Anais do XXV Congresso Barasileiro de Psiquiatria. São Paulo.

Gauer. G. J. C., Zogbi, H., Beidel, D., & Rodríguez, J. (2006). Fobia social na infância e adolescência: aspectos clínicos e de avaliação psicométrica. Revista Psico, 37 (3), 263-269.

Kapczinski, F., Silveira, R., Picon, P., Fichbein, B., Gauer, G. J. C., Juruena, M. F., et al. (1999). Terapia cognitivo-comportamental e farmacológica da fobia social: uma revisão. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 21 (1), 52-65.

Katzelnick, D. J., & Greist, J. H. (2001). Social anxiety disorder: an unrecognized problem in primary care. The Journal of Clinical Psychiatry, 62 (11), 11- 16.

Kessler, R., mcgonagle, K. A., Zhrao, S., Nelson, C. B., Hughes M., Eshleman, S., et al. (1994). Lifetime and 12-month prevalence of DSM-III-R psychiatric disorders in the United States: results from the national comorbidity survey. Archives General Psychiatric, 51 (1), 8-18.

Manfro, G. G., Isolan, L., Blaya, C., Maltz, S., Heldt, E., & Pollack, M. (2003). Relação entre fobia social na vida adulta e ansiedade na infância. Revista Brasileira de Psiquiatria, 25 (2), 55-60.

Mercadante, M. T., Asbahr, F., Rosário, M. C., Ayres, A. M., Ferrari, M. C., & Karman, L., (1995). K-SAD: entrevista semi-estruturada para diagnóstico em psiquiatria da Infância: versão epidemiológica São Paulo: Protc.

Olivares, J. (2005). Protocolo para la intervención en adolescentes con fobia social. Madrid: Ediciones Pirámide.

Olivares, J., García-Lopez, L. J., Hidalgo, M. D., Turner, S. M., & Beidel, D. C. (1999). The Social phobia and anxiety inventory: reliability and validity in an adolescent Spanish population. Journal of Psychopathology and Behavoral Assessmeent, 21 (1), 67-78.

Olivares-Olivares, P. J., Rosa-Alcazar, A. I., & Olivares-Rodríguez, J. (2007). Validez social de la intervención en adolescentes con fobia social: padres frente a profesores. Terapia Psicológica, 25 (1), 63-71.

Osório, F. L., Crippa, J. A. S., Zuardi, A. W., Graeff, F. G., Busatto, G., Pinho, M., Mazza, M., et al. (2004). Inventário de Fobia Social (SPIN): validação para o Brasil. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria (pp. 3-7), Salvador.

Picon P. (2003). Terapia cognitivo comportamental do trastorno de ansiedade social. In R. M. Caminha, R. Wainer & M. Oliveira (Orgs.), Psicoterapias cognitivo-comportamentais: teoria e prática (pp.129-144). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Picon, P., & Gauer, G. J. C. (2003). Fobia social. In A. C. Neto, G. J. C. Gauer & N. R. Furtado. (Orgs.), Psiquiatria para estudantes de medicina (pp.422-429). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Picon, P., Gauer, G. J. C., Fachel, J. M. G., & Manfro, G. G. (2005). Desenvolvimento da versão em português do Social Phobia and Anxiety Inventory (SPAI). Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 27 (1), 40-50.

Vilete, L. M. P., Coutinho, E. S. F., & Figueira, I. L. V. (2004). Reliability of the Portuguese-language version of the Social Phobia Inventory (SPIN) among adolescent students in the city of Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública, 20 (1), 89-99.

Vilete, L., Figueira, I., & Coutinho, E. (2006). Adaptação transcultural para o português do Social Phobia Inventory (SPIN) para utilização entre estudantes adolescentes. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 28 (1), 40-48.

Publicado

2010-03-30

Cómo citar

GAUER, G. J. C. ., BOAZ, C. ., CALVETTI, P. Ücker ., & SILVA, L. M. da . (2010). Instrumentos de avaliação da fobia social para crianças e adolescentes em língua portuguesa. Estudos De Psicologia, 27(1). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7130