Intervenção precoce na comunicação pais-bebê com deficiência visual

Autores/as

  • Carla Meira KREUTZ Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Universidade Luterana do Brasil
  • Cleonice Alves BOSA Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento

Palabras clave:

Estimulação precoce, Família, Portadores de deficiência visual

Resumen

A deficiência visual congênita, que pode levar à cegueira, tem sido vista como risco para a interação mãe-bebê e para o desenvolvimento psicológico da criança. O bebê que nasce com uma deficiência visual acentuada tem uma relação diferenciada com o mundo, sendo que outras vias de comunicação e percepção terão de ser ativadas para que ele alcance o desenvolvimento. Os pais são de extrema importância para o desenvolvimento desse bebê, o qual, mais do que nunca, necessita deles para entrar em contato com seu ambiente. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é revisar a produção científica na área de intervenção precoce com pais e bebês que apresentam deficiência visual congênita. Para isto, identificam-se controvérsias teóricas acerca do desenvolvimento destes bebês, aspectos da intervenção que favorecem a interação pais-bebê e dificuldades metodológicas dos estudos nesta área.

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Publicado

2009-12-31

Cómo citar

KREUTZ, C. M. ., & BOSA, C. A. . (2009). Intervenção precoce na comunicação pais-bebê com deficiência visual . Estudos De Psicologia, 26(4). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7112