Formação ética para a cidadania: uma investigação de habilidades sociais medidas pelo inventário de habilidades sociais
Palabras clave:
Cidadania, Educação, Habilidades sociaisResumen
O objetivo desta pesquisa foi investigar se o repertório de habilidades sociais importantes para a formação ética de um grupo de estudantes de ensino médio, curso pré-vestibular e curso de graduação em psicologia evidenciava mudanças relacionadas à diferença de idade e características específicas dos contextos interativos oferecidos pelas instituições de ensino participantes desse processo. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais a uma amostra de 45 estudantes e questionários semiestruturados a nove professores. Entre os alunos, os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa entre as classes das categorias de ensino investigadas em relação a diferentes conjuntos de habilidades sociais. Dos resultados obtidos com os professores, pode-se depreender que estes possuem noção clara das capacidades que o aluno deve obter para agir com ética e ser cidadão, mas esses professores não propiciam condições, no contexto escolar, para a promoção de tais habilidades. Isso indicou a necessidade de melhorias na capacitação dos docentes, visando à ampliação do repertório de habilidades sociais de seus alunos.
Descargas
Citas
Alberti, R. E., & Emmons, M. L. (1978). Comportamento assertivo: um guia de auto-expressão. Belo Horizonte: Interlivros.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (1999). PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação.
Caballo, V. E. (1995). Una aportación española a los aspectos moleculares, a la evaluación y al entrenamiento de las habilidades sociales. Revista Mexicana de Psicologia, 12 (2), 121-131.
Carrara, K. (1996). Psicologia e a construção da cidadania. Psicologia: Ciência e Profissão, 16, 12-17.
Carrara, K. (2000). Contextualismo, contracontrole e cidadania. Revista da APG - Associação dos Pós-Graduandos da PUCSP, 9 (21), 23-38.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001a). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001b). Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2002). Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade. Psicologia em Estudo, 7 (1), 61-73.
Del Prette, Z., & Del Prette, A. (2003). Aprendizagem sócio-emocional na infância e prevenção da violência: questões conceituais e metodologia da intervenção. In A. Del Prette & Z.A.P. Del Prette (Orgs.), Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem. Campinas: Editora Alinea.
Robinson, J. (2001). Modelo de enseñanza en la Comunidad Alternativa Los Horcones: conductismo radical como filosofia de la educación. In K. Carrara (Org.), Educação, universidade e pesquisa: paradigmas do conhecimento no final do milênio (pp.129-142). Marília: Unesp Publicações.
Skinner, B. F. (1990). Can Psychology be a science of mind? American Psychologist, 45, 1206-1210.
Skinner, B. F. (1993). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1953).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Kester CARRARA, Mariana de Freitas BETETTO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.