Formação ética para a cidadania: uma investigação de habilidades sociais medidas pelo inventário de habilidades sociais

Autores/as

  • Kester CARRARA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Mariana de Freitas BETETTO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palabras clave:

Cidadania, Educação, Habilidades sociais

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi investigar se o repertório de habilidades sociais importantes para a formação ética de um grupo de estudantes de ensino médio, curso pré-vestibular e curso de graduação em psicologia evidenciava mudanças relacionadas à diferença de idade e características específicas dos contextos interativos oferecidos pelas instituições de ensino participantes desse processo. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais a uma amostra de 45 estudantes e questionários semiestruturados a nove professores. Entre os alunos, os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa entre as classes das categorias de ensino investigadas em relação a diferentes conjuntos de habilidades sociais. Dos resultados obtidos com os professores, pode-se depreender que estes possuem noção clara das capacidades que o aluno deve obter para agir com ética e ser cidadão, mas esses professores não propiciam condições, no contexto escolar, para a promoção de tais habilidades. Isso indicou a necessidade de melhorias na capacitação dos docentes, visando à ampliação do repertório de habilidades sociais de seus alunos.

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Publicado

2009-09-30

Cómo citar

CARRARA, K. ., & BETETTO, M. de F. . (2009). Formação ética para a cidadania: uma investigação de habilidades sociais medidas pelo inventário de habilidades sociais. Estudos De Psicologia, 26(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7080