Análise de livros infantis para a promoção de desenvolvimento sociocognitivo em pré-escolares

Autores/as

  • Marisa Cosenza RODRIGUES Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paula Almeida de OLIVEIRA

Palabras clave:

Processos cognitivos, Literatura, Psicologia educacional

Resumen

Considerando a necessidade de uma atuação mais pró-ativa dos psicólogos escolares, este estudo teve como objetivo analisar, com foco no processamento de informação social, uma amostra de cem livros de histórias infantis nacionais dirigidos a pré-escolares de 4 a 6 anos. Os livros foram analisados considerando a ocorrência dos seis componentes de um programa estadunidense de redução do comportamento agressivo por meio de histórias infantis. Os resultados mostraram que 32% dos livros apresentaram um repertório relevante e 47% evidenciaram um repertório significativo de pistas sociais, apontando para a viabilidade da utilização dos livros infantis nacionais como recurso para promover o desenvolvimento sociocognitivo e prevenir comportamentos agressivos e antissociais no contexto educativo.

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Publicado

2009-06-30

Cómo citar

RODRIGUES, M. C. ., & OLIVEIRA, P. A. de. (2009). Análise de livros infantis para a promoção de desenvolvimento sociocognitivo em pré-escolares. Estudos De Psicologia, 26(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7058