O papel do serviço-escola de psicologia no atendimento ao deficiente visual

Autores/as

  • Elisa Marina Bourroul VILLELA Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palabras clave:

Disturbios da visão, Formação profissional, Psicólogos, Serviço-escola de psicologia

Resumen

A prática do psicólogo com pessoas com deficiência implica a reflexão sobre a dimensão ética da formação profissional. Esta pesquisa analisou o funcionamento de nove serviços-escolas de psicologia da grande São Paulo, investigando a concepção vigente sobre o trabalho clínico com pessoas com deficiência, em especial com deficiência visual. Verificou-se que esta população não chega aos serviços-escolas de psicologia. Procurou-se conhecer o funcionamento de duas instituições especializadas para deficientes visuais quanto a suas diretrizes frente ao trabalho psicológico. Conclui-se que ainda é muito arraigada a idéia de que as pessoas com deficiência devam se valer de trabalho especializado em instituições exclusivas, o que mantém esta população afastada dos recursos disponíveis à população em geral, tal como os serviços-escolas de psicologia. O psicólogo em formação fica alijado do contato e da decorrente problematização de questões referentes à diversidade na prática clínica.

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Publicado

2008-12-31

Cómo citar

VILLELA, E. M. B. . (2008). O papel do serviço-escola de psicologia no atendimento ao deficiente visual. Estudos De Psicologia, 25(4). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7031